AUMENTO DE 63,30%

Mais de 1.300 presos vão fazer a prova do Encceja em Roraima

Ano passado, apenas 826 presos participaram do exame de certificação

Este ano, houve um aumento de 479 presos em relação ao ano passado (Foto: Divulgação)
Este ano, houve um aumento de 479 presos em relação ao ano passado (Foto: Divulgação)

Nesta terça e quarta-feira, 17 e 18, 1.305 presos de todas as unidades prisionais do Estado realizam o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (ENCCEJA/PPLE).   

Este ano, houve um aumento de 479 presos em relação ao ano passado, o que equivale 63,30% no índice de participação em relação a 2022. No ano passado, apenas 826 presos participaram do exame de certificação.  

Participarão da prova todos os presos que tenham interesse em participar do certame, incluindo homens e mulheres que cumprem pena nos regimes fechado, semiaberto e aberto, sem distinção.

Aplicação das provas

As provas serão aplicadas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, Cadeia Pública Masculina, Cadeia Pública Feminina, Centro de Progressão Penitenciária, Casa de Albergado e Unidade Prisional de Rorainópolis. A logística será feita com o apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejuc), por meio da Coordenação de Educação no Sistema Prisional.

O exame iniciará às 9h e terminará às 13h, na parte da tarde terão início às 15h30 e terminarão às 20h30 (horário de Brasília).

ENCCEJA

O ENCCEJA/PPLE é uma prova do Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para obtenção dos certificados dos ensinos Fundamental e Médio.

Criado em 2002, o Exame surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado no Ensino Médio.

Pereira reforça que o ENCCEJA/PPLE é extremamente importante a ressocialização dos reeducandos, pois é capaz de certificar aqueles aprovados no Ensino Fundamental e Médio, além disso os reeducandos aprovados farão jus a dias de remição por terem concluídos mais uma etapa na educação.