Política

Discurso de líderes da oposição e situação é de manter harmonia

Presidente da Câmara afirma que prefeita já mudou postura, e líder do Executivo diz que diálogo vai prosseguir em 2015

Enquanto as sessões da Câmara Municipal de Boa Vista não são retomadas, o clima é de harmonia entre as lideranças no Legislativo. Entre os vereadores Edilberto Veras (PP), eleito presidente da Mesa Diretora da Casa, e Mauricélio Fernandes (PDMB), líder da prefeita Teresa Surita (PMDB) no parlamento, não há ataques e só elogios.
Em entrevista à Folha, Edilberto Veras disse que, apesar de ter uma postura de oposição à gestão de Teresa Surita, não quer partir para a briga. “Quero que o Legislativo seja respeitado, assim como respeitaremos o Executivo”, afirmou.
Veras acredita que a postura da prefeita já mudou se comparado o final do ano passado com o começo do mandato. “Antes chegava um projeto da prefeitura num dia e era aprovado no outro, sem discussão, sem passar pelas comissões”.
Como exemplo de mudança de atitude, ele citou a votação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores municipais no dia 30 de dezembro. “Tivemos tempo para discutir. Fizemos reuniões e audiências públicas. Vamos nos pautar por isso, para que os projetos sigam todo o trâmite. Se tiver algo no projeto que seja desfavorável ao povo, será revisto”, assegurou.
O vereador Mauricélio Fernandes concordou. “Vamos continuar fazendo o mesmo que no final de 2014, quando na última sessão nós aprovamos o PCCR dos servidores municipais. Foi um fim de ano proveitoso para o Legislativo e para o Executivo. Precisamos sempre discutir, debater, analisar os projetos em benefício da população boa-vistense”, disse.
“Tenho conversado com outros colegas de parlamento e eles têm consciência em aprovar aquilo que vá beneficiar a sociedade, como o aumento do pagamento dos beneficiários de projetos sociais da prefeitura, como o Cabelos de Prata e Meninos do Dedo Verde. Sabemos que é uma lei importante”, acrescentou.
Para os dois vereadores, não há bancadas explícitas de situação e oposição. “Sinto que os colegas ainda estão com o mesmo sentimento de mudança do começo do mandato. Uma posição muito firme”, disse Edilberto Veras.
Mauricélio credita que o novo presidente da Casa não colocará entraves para aprovar projetos de autoria do Executivo só porque ele é de oposição. “A eleição da Mesa Diretora diz apenas quem vai comandar a Câmara. Mas tenho certeza que o Edilberto continuará o trabalho que ele desempenhou durante os dois primeiros anos do mandato. Acredito em uma oposição responsável, que não irá prejudicar o povo só para vetar um projeto da prefeita. Acho que ser de oposição ou de situação não influencia nisso”, disse.
O vereador peemedebista continuará como líder da Prefeitura de Boa Vista na Câmara. “A prefeita me escolheu como líder. Mas, independente de ser ou não o líder, vou trabalhar para que o andamento dos projetos seja ágil a fim de beneficiar o povo”, frisou.
PREFEITA – O novo presidente da Câmara disse que ainda não se reuniu com a prefeita Teresa, mas que está disposto a conversar. “O canal de diálogo está aberto para o benefício de toda a população. Os poderes estão em sintonia”, assegurou.
Para Mauricélio, a reunião entre a prefeita Teresa e o vereador Edilberto Veras ainda não aconteceu por falta de tempo. “Logo após a eleição dele, tivemos a votação e aprovação de projetos importante na Câmara, como o PCCR, depois entramos em recesso. Tenho certeza que a reunião acontecerá em momento oportuno”, comentou. (V.V)