ALUNOS-ATLETAS

Delegação recebe passagens do governo e jovens vão para Jogos Escolares Brasileiros

A competição esportiva ocorrerá entre os dias 27 de outubro a 9 de novembro em Brasília

Ano passado, os alunos-atletas trouxeram 25 medalhas na bagagem sendo seis de ouro, oito de prata e 11 de bronze. (Foto: reprodução/Secom)
Ano passado, os alunos-atletas trouxeram 25 medalhas na bagagem sendo seis de ouro, oito de prata e 11 de bronze. (Foto: reprodução/Secom)

Com 227 integrantes, a delegação roraimense participará dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) de 2023. A entrega das passagens aéreas aos alunos-atletas, técnicos e dirigentes ocorreu nesta quinta-feira (19), no Palácio Senador Hélio Campos.

Os JEBs são realizados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), órgão responsável por toda logística e organização do evento. Este ano, a CBDE contou com a parceria dos Estados para o envio de suas delegações.

Por isso, as passagens foram garantidas pelo Governo de Roraima, para que os integrantes representem o estado na competição, que acontecerá em Brasília (DF), a partir do próximo dia 27. A aquisição das passagens aéreas foi na ordem de R$ 1 milhão do Tesouro Estadual.

“Temos investido muito no esporte local, com a entrega de passagens aéreas para competições nacionais e internacionais, além de recuperar espaços esportivos como ginásios, quadras, campos e parques aquáticos”, destacou o governador, Antonio Denarium.

Uma parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) com a Federação de Desporto Escolar de Roraima (Federr) tem fortalecido o esporte escolar. O presidente do órgão, Gean Menezes, afirmou que o trabalho em conjunto tem um objetivo da promoção da prática esportiva nas escolas da rede.

“O envio de toda a delegação pelo Governo do Estado para os Jebs vem demonstrar o compromisso e o respeito com nossos atletas e também com o trabalho dos técnicos e professores”, disse.

Expectativa dos atletas

A aluna-atleta da Escola São José, Ayna Crisla, vai viajar pela primeira vez para uma competição nacional representando a equipe de voleibol. Apesar do nervosismo, a aluna afirmou que vai batalhar por uma medalha de destaque para Roraima.

“Bate um nervosismo de competir em um estado diferente, mas vou dar tudo de mim na quadra. Estamos treinando bastante, e a cada jogo, a cada amistoso a gente tá melhorando e acredito que dá para trazermos um medalha para casa”, disse Ayna Crisla.

Nos JEBs do ano passado, disputados no Rio de Janeiro, a Delegação de Roraima voltou para casa com 25 medalhas na bagagem sendo seis de ouro, oito de prata e 11 de bronze.

JEBs

Uma parceria entre a Seed com a Federr tem fortalecido o esporte escolar. (Foto: reprodução/Secom)

Os JEBs são uma importante competição escolar do país que proporciona aos alunos-atletas a oportunidade de um grande intercâmbio esportivo e cultural e de se destacarem nacionalmente. A competição é destinada a estudantes com idades entre 12 a 14 anos matriculados em escolas públicas e privadas de todo o país. Este ano a estimativa é da participação de mais de 6 mil atletas.

Os jogos serão disputados em 17 modalidades sendo 12 individuais (atletismo/ atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez nos naipes feminino e masculino e, ginástica rítmica, no naipe feminino) e cinco coletivas (basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia nos naipes feminino e masculino).