Bom dia,

Foi um sopro, como diria o grande arquiteto brasileiro, Oscar Niemayer. A Folha completa amanhã (21.10.2023) 40 anos de criação e a Rádio Folha FM 100.3 também aniversaria fazendo 20 anos que está no ar. Como não temos edição da Parabólica no sábado resolvemos dizer algumas palavras sobre os eventos. E nesse sentido os nossos agradecimentos vão, em primeiro lugar, aos leitores da Folhabv, que o transformaram no veículo mais acreditado em toda a história da imprensa roraimense. De igual maneira aos ouvintes da rádio pela fidelidade que demonstram ao longo dessas duas décadas.

Igual reconhecimento vai também aos parceiros anunciantes dos dois veículos, são eles enfim quem permite a sobrevivência de uma imprensa livre e comprometida com a divulgação dos fatos como eles são. Essa é uma marca da qual a Folha e a Rádio Folha fazem absoluta questão de manter. E, quem conhece as intensas pressões de grupos políticos locais, interessados em fazer suas respectivas versões, como é muito próprio em redes sociais, sabe das dificuldades de fazer uma boa imprensa. Mesmo assim, nunca tergiversamos nessa missão.

Agradecimento também aos atuais profissionais que fazem o trabalho diário para manter nossos veículos funcionando com qualidade e seriedade, que resultam no patrimônio que é a credibilidade conquistada junto aos leitores e ouvintes. Nesse cenário de agradecimento não podem faltar os profissionais – hoje espalhados por todos os órgãos públicos e outros veículos da imprensa local-, que ajudaram em fazer esta história da qual nos orgulhamos muito.

Enfim, nossos veículos de imprensa nunca se afastaram do compromisso de defender com afinco os reais interesses de Roraima. Modestamente sabemos do quanto já contribuímos com a história do estado, desde os tempos de Território Federal. Temos páginas lindas na defesa da cidadania, do combate à corrupção e dos direitos humanos. O espaço da Parabólica seria insuficiente para listar, agora, esses feitos dos quais temos como conquistas inalienáveis e inesquecíveis.

Obrigado a todos.

DELAY

Os deputados estaduais discutiram ontem, depois de mais de 40 dias de assinado, o decreto pelo governo federal, a ampliação da Floresta do Parima, Parque Nacional Viruá e Estação Ecológica Maracá. A audiência pública teria por objetivo “saber da população roraimense se o aumento dessas áreas é viável ou vai prejudicar o desenvolvimento do Estado”.

IMPROCEDÊNCIA

O Ministério Público Eleitoral opinou pela improcedência de uma ação de investigação judicial eleitoral contra o senador Hiran Gonçalves (PP), por suposto abuso de poder econômico na oferta de serviços médicos por meio da clínica móvel da qual o político é sócio. O procurador da República Alisson Marugal, não enxergou elementos que comprovem que o fato tenha interferido no resultado da eleição.

SOLAR

A prefeitura de São Luiz deve investir R$ 1.932.000,00 na elaboração de projeto, fornecimento de materiais e equipamentos, para instalação e configuração para microgeração solar fotovoltaica. Não há na publicação detalhamento do objetivo da iniciativa e da sua execução. O prazo de vigência do contrato é de cinco meses e a empresa vencedora da licitação foi fundada em dezembro do ano passado.

RESSARCIMENTO

O ex-deputado estadual Rodolfo Braga foi citado, via edital publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a ressarcir mais de R$ 65 milhões aos cofres públicos pela malversação de recursos públicos no período em que presidiu o Instituto de Previdência de Roraima (IPER), no ano de 2012. Os acórdãos publicados dão prazo de 30 dias para o cumprimento dos pagamentos.

ESTACIONAMENTOS

O deputado Lucas Souza (PROS) protocolou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa, para proibir a atividade de guardador autônomo de veículos, os famosos “flanelinhas”, que atuam em grandes eventos e em vias de grande movimentação, salvo em caso de autorização e regulamentação dos municípios. O parlamentar justificou a ocorrência de ameaças e intimidações por cobrança de valores. A matéria a princípio parece ser de competência municipal, mas vale a iniciativa.

ESTIAGEM

Essa semana, durante uma coletiva à imprensa com empresários no Amazonas, um alto executivo de uma rede de supermercados com filiais em nosso estado comentou que a estiagem por lá já afeta a rotina do ramo em Boa Vista. Segundo ele, o estoque de mercadorias que antes durava 60 dias, agora é consumido em 15, o que leva a crer que pessoas estejam estocando alimentos.

ESPERANÇA

Resta um fio de esperança aos venezuelanos que vivem em Roraima. A imprensa internacional noticiou ontem, no início da noite, que o ditador Nicolás Maduro se comprometeu em tornar as eleições presidenciais na Venezuela, que acontecem no próximo ano mais transparentes, com a presença, inclusive, de olheiros estrangeiros. Por conta disso, os Estados Unidos anunciaram a retirada de algumas sanções no setor petroleiro, de gás e mineração.