RECEITA FEDERAL

Receita abre consulta ao lote residual de restituição do IRPF nesta terça

Pagamento da restituição é efetuado diretamente na conta bancária que o contribuinte informou ao preencher a Declaração de Imposto de Renda.

(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Receita Federal anunciou a abertura da consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste mês, que estará disponível a partir das 10 horas de terça-feira (24). No total, serão contemplados 354.509 contribuintes, entre os que possuem e os que não possuem prioridade legal, com um crédito total de R$ 643.259.756,29.

Desse montante, a parcela significativa de R$ 427.280.878,46 é direcionada aos contribuintes que têm prioridade. Estão inclusos nesse grupo 6.106 idosos acima de 80 anos, 54.438 na faixa etária entre 60 e 79 anos, 6.491 pessoas com deficiência física, mental ou que enfrentam moléstias graves. Além disso, 16.874 contribuintes ligados ao magistério que têm como principal fonte de renda a atividade de ensino e 119.040 contribuintes que, embora não possuam uma prioridade legal, receberam prioridade ao utilizar a Declaração Pré-preenchida ou optar pelo recebimento da restituição via PIX. A lista é completada por 151.560 contribuintes não prioritários.

Para os que desejam verificar a disponibilidade da restituição, é necessário acessar o portal da Receita Federal na internet, clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, em “Consultar a Restituição”.

O site fornece todas as instruções necessárias e os canais de atendimento, possibilitando tanto uma consulta simplificada quanto uma detalhada sobre a situação da declaração, acessada pelo extrato de processamento no e-CAC. Caso o contribuinte perceba alguma inconsistência em sua declaração, pode retificá-la, ajustando as informações que estejam incorretas.

Vale ressaltar que o pagamento da restituição é efetuado diretamente na conta bancária que o contribuinte informou ao preencher a Declaração de Imposto de Renda. A transferência pode ser feita de forma convencional ou via chave PIX. Se, por algum motivo, o depósito não for concretizado – como no caso de uma conta desativada – os valores estarão disponíveis para retirada no Banco do Brasil por um período de até um ano.