Cotidiano

Fóruns de agricultura familiar traçam metas para este ano

Com atuação em dez dos quinze municípios do estado, os FAF’s foram responsáveis por mobilizar mais de mil trabalhadores rurais.

Os Fóruns de Agricultura Familiar (FAF), uma iniciativa da Embrapa em conjunto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RR), fizeram um balanço positivo e estipulam novas metas para 2015. Entre elas, a de estar presente em todo o território roraimense até o final do ano.  

 

Com atuação em dez dos quinze municípios do estado, os FAF’s foram responsáveis por mobilizar mais de mil trabalhadores rurais e inseri-los na discussão sobre os rumos da agricultura familiar em Roraima. A metodologia, que envolve reuniões mensais, contribuiu para a identificação das principais demandas agrícolas do setor, bem como dos gargalos que dificultam o seu desenvolvimento.

 

 

Em geral, as culturas de maior interesse entre os agricultores foram a da banana, melancia, macaxeira e milho. Na pecuária, a maior demanda envolveu a criação de gado.  As reivindicações se concentraram na regularização de terras, informações sobre linhas de crédito e maior acompanhamento técnico. 

 

Segundo Otoniel Duarte, Chefe-Geral da Embrapa Roraima, a meta para 2015 é chegar a todo o estado. ‘O intuito é levar informação aos pequenos agricultores para que eles produzam mais e melhor, e não precisem deixar o campo’, diz.  Duarte afirma ainda que um dos focos será ampliar a mobilização dos agricultores e também desenvolver projetos de pesquisa mais integrados a realidade do pequeno produtor.

 

Para a presidente da cooperativa CoperCinco,  Genira Bertol, a iniciativa permitiu a aproximação entre os agricultores e as várias instituições que trabalham com a agricultura familiar no estado. “A nossa Cooperativa só ganhou. Criamos nosso comitê gestor e já estamos elaborando projetos para captação de recursos. Esperamos que neste ano possamos sensibilizar mais agricultores a participarem dos Fóruns, buscando a valorização da agricultura familiar no estado”, completa.

 

Ações 2014

Entre as ações realizadas pelo FAF em 2014, destaca-se a inauguração do Centro de Capacitação da Agricultura Familiar do Cantá, uma parceria entre a Embrapa e a Secretaria de Agricultura do Município. A estrutura fica dentro do Campo Experimental Confiança 3 da Embrapa, e conta com um viveiro florestal para produção de mudas e espaço para ministrar cursos.

 

Entre os treinamentos promovidos, a demonstração doequipamento para desperfilar bananeiras, o Desperfilador por Roto-Compressão, merece destaque. A demonstração foi feita pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus) aosagricultores do Caroebe. Outro importante passo foi a criação do Fórum de Agricultura Familiar que atenderá áreas indígenas em Roraima. A expectativa é que mais de 84 comunidades inseridas no município de Normandia participem das atividades dos Fóruns este ano.

 

Entenda os fóruns

Os Fóruns são promovidos pela Embrapa Roraima e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-rr) com o objetivo de desenvolver a agricultura familiar no estado. Dentro de sua proposta, está a realização de reuniões regulares em cada município buscando o levantamento das demandas locais para viabilizar a atividade agropecuária. 

 

Até o momento, já foram criados dez Fóruns de Agricultura Familiar em Roraima, correspondendo aos municípios de Boa Vista, Rorainópolis, Caroebe, São João da Baliza, Cantá, Mucajaí, São Luiz, Normandia, Amajari e Caracaraí.

Entre os resultados esperados estão: alicerçar uma rede integrada de atores atentos às demandas locais e fortalecer a rede de pesquisa participativa e transferência de tecnologias para a agricultura familiar.  

 

Atuam em conjunto com os Fóruns os poderes públicos municipal, estadual e federal, as agências de desenvolvimento, sindicatos dos trabalhadores rurais, centros de pesquisa e extensão rural, cooperativas e diversas entidades e organizações representativas da agricultura familiar no estado.