DENÚNCIA

Candidatos em seletivo da Prefeitura denunciam irregularidades pela banca Idecan

Candidatos apontam falta de transparência, atrasos, informações erradas e curso insuficiente.

Candidatos reclamam de falta de transparência no processo - Foto: Redação/FolhaBV
Candidatos reclamam de falta de transparência no processo - Foto: Redação/FolhaBV

Candidatos do processo seletivo para as vagas de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE) da Prefeitura Municipal de Boa Vista procuraram a Folha de Boa Vista para denunciar diversas irregularidades que estariam sendo cometidas pela Idecan, empresa contratada para a realização do certame. Os aspirantes a essas funções acusam a empresa de falta de transparência, descaso e não cumprimento dos prazos previamente estabelecidos.

Entre os diversos relatos, os candidatos destacam que a banca não tem respeitado os prazos que ela mesma definiu no edital.

“Eles demoram muito pra fazer as coisas. Não respeitam os prazos que eles mesmos colocam nos editais. E quando chega o dia deles colocarem, eles sempre erram. Eles colocaram o prazo de que enviariam um gabarito definitivo sexta-feira. Passou sexta-feira o dia inteiro entraram em contato, disseram que ia até o fim do dia eles enviariam. Passou sexta, sábado, domingo, quando foi hoje, enviaram o gabarito errado. Aí eles apagaram e enviaram o certo agora depois de um tempo (…) Na primeira prova que aconteceu também. Parecem amadores. Eles erram mesmo, postam errado, as pessoas reclamam, eles não fazem nada e é isso.”

Para além dos problemas com prazos e publicações errôneas, outro grave problema foi apontado pelo mesmo candidato: o curso de preparação para a prova fornecido pela banca. Segundo ele, o material apresentava informações erradas que, incrivelmente, apareceram como questões no exame.

“Antes de fazer a prova a gente fez um curso. Só que esse curso foi tão ruim que todo mundo teve que estudar por fora. Não tinha como estudar pelo próprio curso porque o curso dava informações erradas. Algumas informações erradas que estavam no curso foram como questões pra prova. E obviamente elas foram anuladas, porque enfim, o próprio curso estava dando informações erradas. Respostas equivocadas. Que não eram verdade.”

Outras reclamações vieram à tona, com candidatos mencionando a ausência do espelho do cartão resposta e a não divulgação da lista de classificação preliminar.

Prefeitura

Em nota, o Idecan, por meio da Prefeitura de Boa Vista, apontou que o gabarito em questão já está disponível no site do Instituto.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que notificou o IDECAN, empresa responsável pelo certame, para divulgação do resultado preliminar e o gabarito final já consta no site do Instituto.  A respeito de publicação fora da data prevista, o Idecan esclarece que, conforme consta no edital do processo seletivo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE), o cronograma previsto é passível de alteração.