O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte (CCj Ágata FN) está mobilizando viaturas militares para transportar 130 metros cúbicos de madeira para Boa Vista. O material será utilizado na construção de sistemas de abastecimento de água potável destinados a atender populações que ainda enfrentam a ausência deste recurso básico. A iniciativa vem para fortalecer o sistema de saúde indígena, garantindo uma melhoria significativa na qualidade de vida na Terra Indígena Yanomami (TIY).
A madeira, extraída ilegalmente e apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de Mucajaí foi doada à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
A doação das madeiras apreendidas para a infraestrutura pretendida se destaca por atender às medidas ressaltadas no inciso Il do artigo 1º do Decreto 11.405/2023, o qual estabelece que o abastecimento de água potável, a alocação de cisternas e a perfuração de poços artesianos são prioridades para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami.
A ação integra a Operação Ágata Fronteira Norte, uma operação conjunta que envolve Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas. Estabelecida pelo Decreto Nº 11405, de 30 de janeiro de 2023, a operação foi posteriormente atualizada pelo Decreto Nº 11575, de 21 de junho do mesmo ano.