Maioria dos brasileiros quer viajar dentro do país em 2024

Pontos turísticos nacionais são uma das atrações para os turistas

Maioria dos brasileiros quer viajar dentro do país em 2024

O perfil do brasileiro viajante em 2024 é voltado para destinos nacionais, ou seja, planejando as férias dentro do próprio país. A informação veio do site de pesquisa Opinion Box, em levantamento realizado com mais de 2 mil pessoas, onde aponta que as pessoas estão querendo visitar outros estados e conhecer um pouco mais dos pontos turísticos da região.

Pesquisa
Segundo a pesquisa, cerca de 60% dos entrevistados pretendem realizar pelo menos uma viagem a lazer, com a maioria (67%) focando em visitas dentro do Brasil. Das pessoas que não vão viajar, a maioria informou que não se planejou (42%) ou que não tem condições financeiras para realizar (38%).
A escolha do Brasil como principal destino de viagem pode ser analisada principalmente no motivo que as pessoas escolhem o destino turístico. O levantamento apontou que 56% dos entrevistados levam o preço primeiro em consideração antes de viajar. Em seguida, aparecem outros motivos como destinos bons para descanso, conhecer culturas diferentes, boas opções de hospedagem e infraestrutura e logística.
Considerando a vastidão geográfica e que o Brasil é o 5º maior país do mundo em extensão territorial, explica-se a ideia de muitos turistas buscarem viajar para outros estados. Quem mora na região Sul do país terá uma experiência completamente diferente daqueles que moram na região norte e nordeste, e vice-versa. Além disso, as passagens de avião dentro do Brasil, embora caras, ainda são em menor valor do que uma viagem internacional.
Quase 80% dos entrevistados da pesquisa apontaram ainda que visitar pontos turísticos (78%) é uma das atividades que mais gosta de fazer para viagem a lazer ou de férias. Em seguida aparecem experimentar a culinária local (68%), conhecer a história local (51%), fazer compras (44%) e fazer caminhadas, corridas e outras atividades na natureza (37%).
PERFIL – Das 2.070 entrevistas com pessoas que têm o hábito de viajar a lazer, sendo 52% mulheres e 48% homens. A faixa etária principal era de pessoas entre 30 a 49 anos (48%), seguido de 16 a 29 anos (26%) e 50 anos ou mais (26%).
A maioria dos entrevistados é da região sudeste (45%), seguido da região nordeste (24%), sul (16%), centro-oeste (9%) e norte do país (6%). A maioria se classificou de classe social C, D ou E (83%) e os demais classe social A e B (17%).