TEMPO E TEMPERATURA

Inmet aponta novembro com chuva abaixo de 80 mm na região Norte

Faixa que abrange Roraima, quatro estados e grande parte da região Nordeste deve ter temperatura acima da média

Praias surgem e aumentam cada vez mais conforme a seca do Rio Branco (Foto: Rodrigo Sales)
Praias surgem e aumentam cada vez mais conforme a seca do Rio Branco (Foto: Rodrigo Sales)

Durante o mês de novembro, a região Norte deve registrar chuva abaixo da média climatológica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume de precipitação pode ser abaixo de 80 milímetros na faixa que abrange Roraima, Amapá, centro norte do Amazonas e do Pará, Tocantins e grande parte da região Nordeste.

A baixa, no entanto, não significa ser tão intensa, conforme o gráfico de chuva do Inmet. Quanto à temperatura, a mesma faixa conta com tons mais intensos de laranja, o que representa calor acima da média.

As temperaturas médias devem ser maiores principalmente em áreas de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde podem superar os 28ºC. De acordo com o prognóstico do Instituto, a ocorrência de dias consecutivos com chuva nas regiões Sul e Sudeste pode amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 24°C no local.

Previsão de anomalias de chuva e temperatura média do ar do modelo climático do Inmet para o mês de novembro de 2023. (Figura: Inmet)