ADMISÕES

Setor de serviços é o que mais gerou emprego em Roraima

Foram mais de três mil novas oportunidades de trabalho de janeiro a agosto deste ano

 (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Durante o período acumulado de 2023, a economia de Roraima demonstrou um crescimento com a criação de 4.334 empregos formais. A maior parte desse crescimento vem do setor de serviços, que impulsionou 76% das vagas geradas de janeiro a agosto, abrindo 3.302 novas oportunidades de trabalho.

Os dados são do levantamento realizado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com as informações, somente no mês de agosto, Roraima criou 689 empregos, resultando em uma variação de 0,91% no estoque de trabalhadores.

O estado também alcançou um total de 76.421 empregos com carteira assinada em 2023.

“O destaque em contratações no mês mais uma vez foi o setor de serviços, que gerou o maior número de empregos formais, com 1.619 admissões e 1.217 desligamentos, gerando um saldo de 402 e atingindo a maior variação do estoque do setor a nível nacional”, revelou o secretário da Seplan, Rafael Fraia

Além disso, a agropecuária apresentou um crescimento notável na geração de empregos em 2023, ocupando a segunda maior variação no estoque a nível nacional. De acordo com a Seplan, junto ao Governo de Roraima, o saldo positivo é resultado da estratégia de desenvolvimento econômico sustentável do estado, enfatizando a importância da desburocratização para atrair investimentos e impulsionar o crescimento das empresas.

Abertura de empresas

Roraima também se destaca nacionalmente na abertura de empresas, com um crescimento de 8,1% no período de janeiro a julho de 2023, superando a média do país (5,2%). Além disso, o estado se destaca pelo tempo médio de abertura de empresas, que é de 12,9 horas, muito abaixo da média nacional de 1 dia e 3 horas.

Os setores de serviços em geral e comércio em geral são os mais representativos em atividades empresariais em Roraima. No ramo de serviços, entre 2018 e 2023 (até julho), Roraima registrou um notável crescimento de 37% no total de empresas ativas, com a abertura de 12.418 novos empreendimentos no período.