Política

CNH: Detran amplia quantidade de testes

O novo diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Juscelino Pereira, se reuniu na tarde desta quinta-feira, dia 15, com representantes dos Centros de Formação de Condutores (CFC), para discutir melhorias no atendimento.
O novo gestor do Detran-RR ouviu as reivindicações dos representantes das autoescolas e destacou as medidas emergenciais já tomadas para tornar o atendimento mais rápido e eficiente.
Uma das primeiras medidas de emergência já adotada foi a ampliação do número de testes práticos diários para aquisição da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Além dos 60 testes realizados de segunda-feira a sexta-feira, no turno da manhã, foram criadas bancas suplementares de examinadores para realização de mais 60 testes, no período da tarde, desde a última quarta-feira,dia 14.      
As provas práticas suplementares serão realizadas nas próximas duas quartas-feiras deste mês, com a finalidade de atender alunos, cujos processos para obter a CNH estão próximos do vencimento. Com isso, foram criadas somente neste mês de janeiro 180 novas vagas para realização do teste prático.
O número de provas práticas diárias passará, em fevereiro, de 60 para 70. Aumentou também a quantidade de examinadores, de cinco passou para 10 e a intenção é ampliar para 13, a fim de garantir um atendimento de qualidade. Além dos testes realizados de segunda-feira a quinta-feira, com a utilização de veículos de quatro rodas, o Detran realiza, às sextas-feiras, 200 teste práticos com a utilização de motocicletas.   
Essa ampliação do número de testes e de examinadores foi uma das principais demandas apresentadas pelos administradores das autoescolas. Outros pontos discutidos foram falhas recorrentes no sistema biométrico, em que a identificação do aluno é feita por meio de captação eletrônica da impressão digital, e o atendimento médico para a realização dos exames solicitados no processo de aquisição da CNH.
Com a finalidade de solucionar os problemas de identificação por biometria, o diretor-presidente do Detran adiantou que já entrou em contato com a empresa Search, responsável pela implantação do sistema em Roraima, e nos próximos 15 dias uma equipe técnica virá ao Estado para resolver eventuais falhas no mecanismo.
Juscelino Pereira solicitou dos proprietários dos Centros de Formação de Condutores um relatório com os principais problemas enfrentados na utilização do sistema biométrico, a fim de repassar essas informações para a empresa.
Outro problema discutido na reunião para o qual também já existe consenso sobre a solução é o atendimento dos médicos credenciados pelo Detran para realização dos exames de vista e psicológicos, necessários para os futuros condutores iniciarem as aulas.
Segundo os representantes das autoescolas, alguns médicos entram de férias e não avisam, prejudicando o atendimento e atrasando o ingresso dos alunos no curso de formação de condutores.  
Sobre isso, o novo diretor-presidente do Detran foi categórico. Juscelino Pereira disse que já se reuniu com os médicos, discutiu o assunto, um dos mais relatados na Ouvidoria da instituição, e ouviu deles o compromisso de avisar antecipadamente sobre férias ou eventos que resultem em prejuízos para o atendimento dos alunos.
“Esse compromisso foi pactuado e, se houver três falhas consecutivas por parte dos médicos, eles serão descredenciados”, afirmou.
Fonte: Secom-RR