LITERATURA

Livros autobiográficos: a oportunidade de conhecer um artista pelas suas próprias  palavras

Um livro autobiográfico é uma oportunidade que o artista tem de contar a sua própria história

Livros autobiográficos: a oportunidade de conhecer um artista pelas suas próprias  palavras

Um livro autobiográfico é uma oportunidade que o artista tem de contar a sua própria história, sob a sua perspectiva. Essa forma de escrita acaba atraindo a atenção de muitos leitores e fãs, que desejam saber sobre experiências pessoais dos seus ídolos, histórias reais, dificuldades e batalhas vencidas. 

Por conta disso, os livros autobiográficos aparecem sempre na lista de obras mais vendidas em sites especializados e figuram nos mais cobiçados da lista de espera. Confira agora uma lista de livros que fazem sucesso entre os leitores:

Minha História – Michelle Obama

O livro ‘Minha História’ da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, já vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo e permaneceu por mais de 50 semanas na lista de mais vendidos da Veja. A trama conta a história de Michelle desde a sua infância em Chicago, sua carreira como executiva, as demandas da maternidade e trabalho, seu relacionamento com o marido Barack Obama, a administração da Casa Branca e suas atividades voltadas para valorização de mulheres e meninas.

Em Busca de Mim – Viola Davis

Escrito pela vencedora do Oscar de Melhor Atriz, Viola Davis, o filme “Em busca de mim” conta sua história desde a sua infância difícil até o estrelato. Segundo a autora, o livro é uma reflexão profunda, uma promessa e uma declaração de amor a si mesma. “Espero que minha história o inspire a revolucionar sua vida de forma criativa e a redescobrir quem você era antes que o mundo tentasse defini-lo”.

Rita Lee – Uma Autobiografia

O livro, escrito por Rita em 2016, conta as histórias da cantora e dos maiores sucessos da Música Popular Brasileira. A produção passa desde a sua infância, o sucesso com Os Mutantes e na carreira solo, o encontro com o marido Roberto de Carvalho, o nascimento dos filhos e suas alegrias. Em 2023, a cantora chegou a lançar uma sequência chamada “Rita Lee – Outra Autobiografia” onde fala sobre seu tratamento contra o câncer de pulmão. Rita faleceu da doença alguns meses depois do lançamento.

Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As memórias do astro de Friends – Matthew Perry

O ator Matthew Perry, o eterno ‘Chandler’ da série Friends, era querido por muitos por sua personalidade e seu trabalho na comédia. O ator faleceu no último sábado (28) em sua casa em Los Angeles, vítima de um afogamento, possivelmente acidental. Em janeiro deste ano, ele lançou a autobiografia que se tornou best-seller do New York Times e figura ainda hoje na lista dos mais vendidos na Amazon, detalhando os bastidores da sua carreira, sua experiência em uma das séries mais amadas da história e sua longa luta contra o vício no álcool e nas drogas.

A Mulher em Mim – Britney Spears

Aclamado mesmo antes do seu lançamento, o livro “A Mulher em Mim” escrito por Britney Spears é um relato sincero sobre a sua carreira na música e na vida pessoal. A história conta os passos da cantora de apresentadora infantil ao estrelato como musa do pop, das cobranças da fama e da mídia, seus relacionamentos amorosos e sua relação polêmica com a família. 

Britney detalha inclusive o processo de tutela quando permaneceu sob a gestão do pai, Jamie Spears, por 13 anos. Na época, ela era proibida de gerir seus próprios negócios, dinheiro e até relacionamentos: precisava prestar contas de cada compra que fazia e o pai podia impedir que pessoas frequentassem a casa da cantora.

BIOGRAFIA X AUTOBIOGRAFIA

Existe uma diferença entre livros autobiográficos e biografias. O autobiográfico é escrito pelo próprio artista, em primeira pessoa, possivelmente apenas com a ajuda de uma equipe de edição. 

Já o livro biográfico é feito por um escritor sobre outra pessoa, normalmente depois de um grande trabalho de pesquisa e entrevistas com depoimentos de pessoas próximas e familiares. Acontece inclusive, dos famosos não autorizarem ou participarem da obra, o que acaba sendo chamado de ‘biografia não autorizada’.