Se você escova os dentes todos os dias, mas continua percebendo um sorriso amarelo toda vez que se vê no espelho, é preciso entender que existem vários hábitos diários que prejudicam os seus dentes. Segundo especialistas, adotar uma higiene bucal em dia nem sempre é o suficiente para evitar dentes amarelados. Confira agora uma lista de dicas que podem estar prejudicando o seu sorriso.
1. Escovar os dentes da maneira correta
É de senso comum que para manter uma higiene bucal em dia é preciso escovar os dentes e usar fio dental diariamente, especialmente após o consumo de alimentos. Mas outra problemática é escovar os dentes com muita força. Dessa forma você pode prejudicar os dentes, o esmalte e a gengiva, causando problemas dentais, inclusive o amarelamento. A dica é utilizar uma escova de cerdas macias, com pouca pressão na hora de escovar. Também não se pode esquecer de escovar a língua e também de trocar de escova a cada três meses. Isso é recomendado inclusive por causa do material das cerdas que, após um tempo, torna-se ineficaz na limpeza de bactérias e outras partículas.
2. Consumir alimentos ácidos ou ricos em corante
Uma das recomendações dos especialistas é com relação à alimentos e bebidas ácidas, como frutas cítricas e refrigerantes. Uma dieta rica em ácido pode prejudicar o esmalte dos dentes, o que pode causar amarelamento.
O cuidado com a alimentação também é necessário para alimentos coloridos. Quem já fez clareamento dental sabe que é preciso evitar alguns alimentos ricos em corante, como vinho tinto, café e chá. Mas existem outros que também precisam entrar na lista, por exemplo, vinagre balsâmico, beterraba e molho de soja ou shoyu, normalmente acompanhando o sushi. O alerta não é para deixar de consumir os alimentos, mas sempre com precaução e escovando os dentes após o consumo.
3. Esquecer de beber água
Beber a quantidade correta de água, além de ser bom para o seu organismo, também ajuda de outra forma: o líquido também auxilia na limpeza da boca, após o consumo de alimentos, retirando qualquer excesso que tenha ficado na gengiva ou entre os dentes. Especialistas da área recomendam inclusive que após se alimentar, a pessoa beba um copo de água. Mas fica o alerta: isso serve para água somente, não para álcool ou bebidas energizantes.
4. Qualidade do sono
Dormir corretamente também está ligado a uma higiene bucal saudável! Isso porque muita gente acaba dormindo com a boca aberta, o que leva ao ressecamento da boca e, consequentemente, ao amarelamento. A saliva tem um papel fundamental na saúde bucal e ajuda a neutralizar ácidos. A falta dela deixa os dentes mais vulneráveis e mais suscetíveis à manchas.
5. Fumo e vape
O fumo é ligado ao amarelamento dos dentes há muito tempo, mas o mesmo acontece para quem é adepto do cigarro eletrônico ou ‘vape’. Os produtos químicos deste produto também podem manchar os dentes de amarelo. Além disso, o vape também pode causar boca seca, o que também leva para uma saúde bucal mais prejudicada.