A Força Tarefa Humanitária no Estado de Roraima, coordenada pelo Exército Brasileiro, divulgou, na manhã desta terça-feira (3), que mais três abrigos estão sendo estruturados pela Operação Acolhida, para atender os imigrantes venezuelanos que chegam todos os dias ao estado, fugindo da crise econômica e política do país vizinho.
Além do Exército, a força tarefa é composta por representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e de representantes das ONG’s Fraternidade Sem Fronteiras e Fraternidade Humanitária Internacional.
No encontro com a imprensa, os coordenadores da operação informaram que de imediato será concluído o abrigo na Igreja Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente. Está em planejamento também a construção de mais um abrigo no município de Pacaraima, além de melhorar a estrutura do já existente na fronteira com a Venezuela.
O terceiro abrigo que deverá receber venezuelanos está sendo estruturado no ginásio 13 de Setembro. A estimativa é que todos esses locais recebam em torno de 500 pessoas, cada um. O objetivo da Operação Acolhida é que após a liberação de mais esses abrigos, sejam providenciados mais três locais de acolhimento em áreas institucionais, do Governo Federal. Todo o trabalho da operação custará em torno de R$190 milhões.
A intenção do grupo é evitar e acabar com a ocupação de imigrantes nas praças da cidade, uma vez que esses lugares não são adequados para moradias. Na coletiva, foi divulgado ainda que da mesma forma que ocorreu com o fechamento da Praça Simon Bolívar, a Prefeitura de Boa Vista vai fechar a Praça Capitão Clóvis, no Centro da cidade.
Atualmente, em Boa Vista já existem quatro abrigos em funcionamento: um no Ginásio do Pintolândia, no ginásio do Tancredo Neves, o abrigo do bairro Operário, coordenado pela Fraternidade Sem Fronteiras, e o abrigo do bairro Jardim Floresta, montado no mês passado pelo Exército e Acnur. Em Pacaraima até o momento só existe um local de acolhimento, necessitando de melhorias.