Não deixe de se exercitar mesmo no calor: 6 dicas para manter a atividade física em dia

Caminhada e musculação são duas atividades apontadas na pesquisa. (Foto: reprodução/Internet)
Caminhada e musculação são duas atividades apontadas na pesquisa. (Foto: reprodução/Internet)

A alta temperatura de Roraima pode prejudicar a prática de exercícios ao ar livre, mas, em alguns casos, é possível optar por outras atividades ao invés de enfrentar o calor. Para manter a sua atividade física em dia e não correr o risco de passar mal por conta da intensidade do sol, o praticante deve seguir algumas recomendações:

  1. Acorde mais cedo e corra para sombra

Em Roraima, normalmente a temperatura é mais baixa ao amanhecer. Uma forma de driblar o calor é acordar mais cedo para se exercitar, antes que a temperatura fique alta.

Outra dica é procurar um local que seja arborizado ou com uma corrente alta de vento para fugir do calor. Parques e praças com muitas árvores são uma boa dica para se manter na sombra.

  1. Pratique atividades aquáticas

Natação e hidroginástica são algumas das atividades que podem ser realizadas no período do verão. Além disso, os exercícios na água também ajudam aqueles que precisam realizar fisioterapia.

Em Roraima existem também os serviços de stand-up paddle ou SUP, quando a pessoa permanece em pé em cima de uma prancha e passeia pelos rios e também de canoagem. Só fique atento para a seca dos rios em razão do verão e evite perder o passeio!

  1. Se exercite em casa ou na academia

Se o calor estiver demais pra ficar do lado de fora, a dica é procurar se exercitar em um ambiente coberto e com ventilação, como sua própria casa ou na academia. A pandemia mostrou muitas formas de se mover dentro da sua residência com atividades de aeróbica ou de dança disponíveis no Youtube.

Já a academia é um ambiente controlado para diversos tipos de atividades, de musculação à corrida. Outra vantagem é um banheiro acessível para tomar um banho após a atividade e ajudar a resfriar o corpo.

  1. Hidratação sempre

A garrafinha de água é item obrigatório para quem quer praticar exercício físico, ainda mais no calor! Além da água existem outras formas de se manter hidratado nesse período. Você pode sair de casa preparado ou comprar em algum quiosque uma água de coco, sucos e até picolés de fruta.

5 – Se ajuste ao calor

Nada de roupas pesadas ou que não secam rápido. O foco é em roupas leves, que aguentem o atrito e que promovam a ventilação do corpo. Outra recomendação é o uso de calçado adequado, par de óculos e boné para proteger do sol. E sempre com protetor solar!

6 – Escute seu corpo

A última dica e não menos importante é escutar o seu corpo e não ultrapassar o seu limite. Se você perceber que está começando a passar mal com tontura ou enjoo, pare o exercício. Também fique atento aos sintomas de insolação como temperatura alta e desidratação, pele vermelha, confusão mental ou convulsão; e para os sinais de desidratação, como mal-estar, fraqueza, sonolência, dor de cabeça, fome e tontura.