Cotidiano

Emissão volta a ser feita da forma antiga

Devido a problemas do sistema digital, a Superintendência Regional do Trabalho suspendeu emissão informatizada

Criada com o objetivo de dinamizar a emissão de carteiras de forma rápida e segura, o Ministério do Trabalho e Emprego iniciou, em todo País, a implantação do sistema de Carteiras de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS-Digital). Desde o dia 20 de dezembro do ano passado, as superintendências dos estados tiveram que realizar a migração do antigo sistema para o novo e em Roraima não foi diferente.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) seguiu o cronograma e lançou o sistema dentro do prazo estipulado em Roraima. Mas o que deveria ser motivo de orgulho, virou uma dor de cabeça. Conforme o superintende regional do Trabalho e Emprego em Roraima, Luiz Alberto Oliveira, o infortúnio foi ocasionado por problema de conexão da internet, gerado a partir do Ministério do Trabalho em Brasília (DF), problema que acabou forçando a superintendência a voltar para o antigo sistema.
“Infelizmente, a internet brasileira ainda é um serviço muito instável e isso acabou comprometendo a funcionalidade do novo sistema. Como forma de reparar esse problema, nós tivemos que retornar ao sistema antigo para, aos poucos, suprir a demanda reprimida que ficou de fato pendente”, disse.
Com a volta das atividades e acúmulo das demandas, o órgão foi obrigado a reforçar o contingente de pessoal. Nos primeiros dias de retorno, a superintendência está realizando, em média, cerca de 400 atendimentos por dia. Com a retomada das atividades no Sistema Nacional de Emprego (Sine), na sede da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e da Casa do Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste, o órgão acredita que esse número deverá diminuir gradativamente.
“Dois fatores podem ser atribuídos para o prolongamento desse atraso. O primeiro foi o espaço de tempo que o órgão deixou de ofertar o serviço. E o segundo, foi que o Sine e a Casa do Cidadão também não estavam fazendo a emissão por conta da transição de governo. Já nos reunimos com a nova secretária da Setrabes e com o secretário do Sine. Eles iniciaram a recepção às carteiras de trabalho. Com isso, a demanda começa a diminuir com o tempo”, destacou Oliveira.
PROCEDIMENTO – Para dar entrada na Carteira de Trabalho, o interessado deverá comparecer à unidade mais próxima portando documento de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento  (original e fotocópia legíveis), CPF, comprovante de residência com CEP (conta de luz, água ou telefone) e foto 3×4. Caso tenha formação, apresentar original ou cópia do Registro Profissional.
O interessado também poderá levar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Título de Eleitor, mas esses documentos não são considerados obrigatórios. Vale ressaltar que existem ainda outras situações a serem levadas em consideração. No caso dos homens, a apresentação de original e cópias da Certidão de Reservista, Carta Patente autorizada pelo Comandante da Corporação ou Certidão de Dispensa é indispensável. Em caso de matrimônio, separação ou viuvez, a apresentação de certidões também é obrigatória.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego está localizada na avenida Major Williams, bairro São Francisco, zona Norte.
SETRABES – Além da carteira de trabalho, também tem o procedimento do seguro desemprego. Os formulários podem ser preenchidos na Setrabes e eles são encaminhados para as instituições nas quais os trabalhadores atuam para que sejam assegurados os seus direitos, conforme explicou o diretor do Departamento de Política do Trabalho e Renda da Setrabes, Kildo de Melo.
Segundo ele, no momento, a emissão do seguro está sendo feita apenas na Capital. Ele explicou que para os municípios do interior, a secretaria e o SRTE estão trabalhando em conjunto com o Ministério Público para ofertar os serviços de emissão de carteiras de trabalho. “Por enquanto, nós conseguimos fechar acordo para a criação de postos de atendimento nos municípios de Caracaraí. Rorainópolis e São Luiz do Anauá, mas a intenção é futuramente levar esses serviços para outras localidades”, pontuou.
SINE – Atualmente, o Sine funciona no prédio da Setrabes, localizada na avenida Mário Homem de Melo, bairro Mecejana, zona central de Boa Vista. O horário de atendimento é das 07h30 às 13h30. O telefone de contato é o 2121 2655.
CASA DO CIDADÃO – Outra opção de serviço é a Casa do Cidadão, onde é possível emitir a Carteira de Trabalho e também a primeira Carteira de Identidade. A sede está localizada na Rua Izídio Galdino, 2469, bairro Senador Hélio Campos, na zona Oeste. O atendimento ao público vai também das 07h30 às 13h30 e o telefone de contato é o 3625-9737. (M.L)