VIDA SAUDÁVEL

Trocas desnecessárias: quando substituir um alimento por outro é ‘inútil’ na dieta

Confira mudanças alimentares que nao fazem diferença na sua dieta

Trocas desnecessárias: quando substituir um alimento por outro é ‘inútil’ na dieta

As trocas alimentares são muito populares para pessoas focadas na perda de peso, seja por questão de saúde ou para adotar uma alimentação mais saudável. Mas nem sempre essas mudanças alimentares são as mais adequadas.
Por exemplo, muita gente acaba trocando o refrigerante tradicional pelo ‘diet’, acreditando que isso vai ajudar a reduzir o consumo de açúcar. No entanto, muitos especialistas alertam que consumir o refri diet pode ajudar a despertar o interesse no consumo de outros doces.
Segundo a nutricionista Ana Rita Campos, algumas destas opções não valem muito a pena ao colocar na balança e acabam prejudicando na hora de manter uma alimentação mais equilibrada. Confira:

Comida de verdade por ‘milk shake nutricional’
Quem não escutou aquela propaganda de bebida nutricional que pode substituir comida? Essa troca, na verdade, pode ser prejudicial para quem está focado na perda de peso. Uma alimentação leve e balanceada, feita de proteínas tipo peixe, frango ou ovo, carboidrato, saladas e cereais é uma indicação mais positiva.

Trocar presunto por fiambre de peru
Neste caso, a pessoa está trocando seis por meia dúzia. Tanto o presunto quanto o fiambre de peru são carnes processadas e embutidas. A dica é fazer a mudança para um peito de frango desfiado.

Cereais doces por cereais ‘saudáveis
Às vezes a propaganda engana, por isso é preciso estar muito atento aos rótulos. O cereal de chocolate, por exemplo, mais famoso entre as crianças, nem sempre é pior do que aquele ‘fit’. As marcas muitas vezes tentam vender o produto como saudável, mas na comparação, a quantidade de açúcar pode ser até maior do que o mais popular.

Pão por tapioca
Na região norte, a tapioca é muito comum na mesa do café da manhã. Mas para outras regiões, o alimento acabou se tornando um ‘símbolo’ da alimentação saudável, com muitas pessoas fazendo a troca do pão pela tapioca. Segundo a nutricionista, ambos são fontes de carboidratos e podem ser incluídos num plano alimentar saudável, mas com moderação: a quantidade de tapioca pode ser excessiva em algumas receitas.

A nutricionista orienta ainda algumas trocas que são realmente positivas na sua alimentação: consumir a fruta inteira ao invés do suco; substituir a granola por aveia, a manteiga por queijo fresco e até mudar a batata frita feita no óleo pela batata na fritadeira elétrica sem qualquer tipo de gordura.