COLUNA PARABÓLICA

Roraima deixaria de fazer fronteira com a Guiana caso Venezuela tome território em litígio

Coluna desta sexta-feira (3) também repercute a proximidade do julgamento do ex-deputado Otaci Nascimento no TSE

Gado

A Secretaria Estadual de Licitação e Contratação (SELC) publicou, no último dia 30 de outubro, o resultado da licitação para a aquisição de R$ 40.485.000,00 em novilhas girolando, que serão destinadas para produção leiteira e formação de rebanho bovino leiteiro do Estado, conforme o termo de referência do processo para suprir carências da produção familiar, atendendo em torno de 300 famílias.

Convênio

A Prefeitura de Rorainópolis firmou convênio com a Secretaria Estadual das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios (SeCidades) para o levantamento de necessidades da população daquela região por meio de visitas técnicas e suporte com sua equipe até a normalização da atuação municipal. A parceria foi formalizada depois da posse do novo prefeito, Pinto do Equador (Republicanos).

Inelegibilidade

O julgamento dos embargos de declaração do processo que deixou o ex-deputado federal Otaci Nascimento inelegível pela distribuição de cestas básicas no período da pandemia da Covid-19 está pautado para julgamento no próximo dia 7, pelo pleno do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na véspera das eleições passadas, ele conseguiu uma liminar que o permitia disputar as eleições, mas que foi derrubada logo depois.

Concurso

Boa notícia para profissionais da área de Comunicação. A Rádio Roraima tem avançado em sua proposta de realização de um concurso público. Em recente reunião do seu Conselho de Administração, foi informado que estudos feitos por técnicos do Governo e apresentados à Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento (Seplan) apresentam todas as condições favoráveis à realização do certame, que é inclusive uma determinação judicial.

Cantá

As eleições em Cantá sofrem reviravoltas a cada dia. O filho da deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), Jackson Medeiros, teria anunciado para amigos mais próximos que seria candidato a prefeito com apoio do grupo governista. Contudo, fontes da Coluna dão conta de que ele já teria recuado e estaria disposto a ser o vice na chapa encabeçada pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Roberta Peixoto (PSDB).

Caribe

Empresários locais já vislumbram a expansão de negócios com a Guiana com o anúncio, durante a segunda edição do Fórum de Comércio e Investimento Agro-Caribenho, esta semana em Georgetown, da criação de uma Zona de Comércio Livre Afro-Caribenha. O evento resultou na assinatura de vários acordos empresariais nos setores de energia, turismo, construção, agricultura, logística, entre outros.

Pedido

E por falar na Guiana, o País vizinho pediu à Corte Internacional de Justiça a suspensão do referendo convocado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sobre a posse da região do Essequibo, território disputado entre os dois países há mais de um século. Os guianenses classificam a ação como um plano sinistro para tomar seu território, e os venezuelanos já responderam se negando a recuar. E Roraima no meio disso.