PERÍODO SECO

Oito cidades de Roraima têm alerta de chuvas intensas

Em previsão válida até a manhã de sábado, o Inmet prevê até 30 milímetros de chuva por hora. Instituto orienta como evitar riscos de problemas

Previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta amarelo que indica perigo de chuvas intensas em oito municípios roraimenses. A previsão válida das 10h30 desta sexta-feira (3) às 10h desse sábado (4) representa um alívio no calor intenso no período seco desta temporada.

As cidades sob alerta são: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima e Uiramutã – esta, por sua vez, promete registrar a menor e a maior temperaturas do Estado nesse sábado: 17 a 39 graus, com muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas à tarde e noite.

Alerta amarelo que abrange Roraima (Foto: Reprodução)

O instituto ressaltou que deve chover entre 20 e 30 milímetros por hora nesse intervalo temporal, ou até 50 milímetros ao dia, e prevê ventos intensos que podem variar de 40 a 60 quilômetros por hora. Por outro lado, conforme o órgão, há baixo risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet instrui que a população não se abrigue debaixo de árvores, nem estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, em caso de rajadas de vento. Além disso, o instituto orienta a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Outras informações podem ser obtidas pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Conforme o boletim hidrometeorológico da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) desta sexta, ainda não choveu em novembro, no Estado. O prognóstico para este último trimestre de 2023, segundo o documento, indica total influência do El Niño, o fenômeno responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Consequentemente, Roraima seguirá com chuvas abaixo dos padrões climatológicos e temperaturas acima da média climatológica”.