No programa Agenda da Semana deste domingo (5), o secretário municipal de segurança urbana e trânsito, Jullyere Pablo, foi convidado a abordar os frequentes acidentes em Boa Vista e as intervenções em vias da cidade para mitigar essas ocorrências.
O secretário começou a entrevista explicando a intenção da Prefeitura de Boa Vista em realizar intervenções como o fechamento de retornos, instalação de semáforos e radares de velocidade em vias movimentadas da capital.
“Todas essas intervenções que foram implementadas foram com o propósito de promover a segurança. A gente entende que esse crescente número de acidentes não é proporcional ao tráfego da nossa cidade. Justamente por isso nossa intenção é minimizar essas estatísticas”
Jullyere apontou que atualmente, a frota de veículos em Boa Vista chega a aproximadamente 243 mil, entre carros e motocicletas. No entanto, ele destacou que o aumento na frota não é a principal causa dos acidentes de trânsito. De acordo com ele, as ocorrências têm como principal motivo a imprudência dos motoristas.
“O aumento da frota, que, por óbvio, está relacionado ao aumento de acidentes, mas principalmente a falta de obediência à sinalização. Você percebe que onde ocorrem os acidentes são em vias muito bem sinalizadas e eles ocorrem por imprudência dos motoristas”
Em relação ao recente acidente de trânsito que vitimou duas mulheres na Avenida Ville Roy, o secretário afirmou que ações de controle de velocidade serão implementadas na via.
“A nossa secretaria atua em várias frentes. No que diz respeito à engenharia de trânsito, todos os dias sentamos e elaboramos estratégias com o foco de minimizar os acidentes. Na Ville Roy, ainda vamos aumentar a sinalização e fiscalização devido aos acidentes. A meta é colocar na via a primeira lombada eletrônica e colocar o radar um pouco mais para a frente para que tenhamos duas zonas de fiscalização de velocidade”
O secretário também mencionou mudanças na estrutura viária em diversos pontos da capital, incluindo a construção de viadutos em locais estratégicos como o cruzamento do Ibama, no bairro Aeroporto, visando descongestionar as vias e melhorar a fluidez do tráfego.