“Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” (Mateus 9:12).
A tuberculose é uma doença infecciosa e bastante transmissível. A causa dessa enfermidade é a bactéria Mycobacterium tuberculosis, a qual também é conhecida como bacilo de Koch.
Essa doença afeta mais os pulmões, mas pode acometer outros órgãos do organismo. As pessoas mais suscetíveis são as que possuem o sistema autoimune, ou seja, o sistema de defesa, do organismo humano, precário. Sendo assim, os portadores, por exemplo, de HIV podem desencadear essa enfermidade se não cuidarem devidamente e sob orientação médica.
A tuberculose continua sendo um importante problema mundial de saúde pública e muitas pessoas pelo mundo afora são portadores dessa doença e no Brasil muitas delas possuem essa infecção pulmonar.
O quadro clínico cursa com tosse persistente por três semanas ou mais, que pode ser seca ou produtiva. Ocorre também febre vespertina, ou seja, geralmente após a chegada da noite e cursa com sudorese noturna e emagrecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pessoa que tiver apresentando esses sinais e sintomas deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para ser avaliado por médico e também para ser submetido a realização de exames. Se o resultado dos exames forem positivos o paciente deve iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo dentro do protocolo prescrito pelo seu médico assistente.
A transmissão dessa patologia ocorre por via respiratória devido a eliminação de aerossóis através da tosse, fala ou espirro de uma pessoa contaminada pelo bacilo de Koch. Após um mês de tratamento o paciente melhora bastante, mas tem que continuar se tratando com o seu médico assistente.
O diagnóstico é clínico e essa avaliação é de suma importância, porém o paciente deverá se submeter aos exames laboratoriais, os quais serão solicitados pelo médico que o acompanha.
Infelizmente, existem inúmeras pessoas infectadas pelo bacilo de cock sem perspectiva de cura e isso se dá devido esse bacilo não responder mais ao uso dos antibióticos, pois inúmeras pessoas usam esse medicamento de maneira errada e por isso esse bacilo acaba ficando resistente ao tratamento. É por isso que, antibióticos só podem ser usados com critério e quando são prescritos por médicos.
Marlene de Andrade
Médica formada pela UFF
Título em Medicina do Trabalho/ANAMT
Perita em Tráfego/ABRAMET
Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED
Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP
Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL
CRM-RR 339 RQE 341