A Prefeitura de Boa Vista informou que deu aos testes de diagnóstico rápido para malária nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste mês de novembro. Anteriormente, a identificação da doença era realizada exclusivamente através do exame gota espessa, conhecido como “exame de lâmina”. Com a nova avaliação, os pacientes agora recebem os resultados em até 15 minutos.
A ação faz parte do Plano Nacional de Eliminação da Malária, lançado pelo governo federal, que tem como meta a erradicação da doença no Brasil até 2035. Boa Vista, sendo a única capital brasileira a oferecer testes rápidos para malária nas UBS, se destaca por ter apresentado o projeto-piloto de expansão da rede de diagnóstico da doença, o qual foi aceito pelo Ministério da Saúde.
Neste estágio inicial de implementação, a testagem rápida está sendo conduzida nas seguintes UBSs: Aygara Motta, Jorge André Gurjão Vieira, Pastor Luciano Galdino Rabelo, Hélio Macedo, Délio Tupinambá, Doutor Rubeldimar Maia, Senador Hélio Campos e Raiar do Sol. Até o final deste ano, todas as UBSs de Boa Vista estarão equipadas com os testes rápidos.
Além disso, neste momento inicial, os testes rápidos se tornaram obrigatórios nos exames de pré-natal para mulheres grávidas acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista. Isso ocorre devido ao risco potencial da malária afetar o desenvolvimento do feto. Durante a gestação, as mulheres grávidas passam por sete testes para garantir a saúde tanto da mãe quanto do bebê.
O diagnóstico precoce da malária é uma prioridade para o Ministério da Saúde, pois contribui para um tratamento mais eficaz da doença, evitando complicações, controlando a transmissão e reduzindo o risco de morte. Alguns sintomas da malária incluem febre recorrente, dores de cabeça, calafrios e náuseas.