A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nesta quarta-feira (8), por 12 votos, o Projeto de Lei que cria a Campanha de Conscientização sobre a Saúde do Homem. A proposta agora depende de sanção do prefeito Arthur Henrique (MDB) para virar lei.
Segundo o projeto do vereador Adjalma Gonçalves (Solidariedade), dos objetivos da campanha municipal, estão: sensibilizar sobre o autocuidado; divulgar dados sobre a morbidade e a comorbidade dos homens de acordo com as faixas etárias; e esclarecer os fatores de risco e as medidas de prevenção, proteção e atenção à saúde masculina.
“Homem não é super-herói, ele precisa quebrar esse mito de ser forte o tempo todo. Essa cultura do não se olhar é que mata os homens primeiro que as mulheres, muitas das vezes”, declarou Adjalma Gonçalves na justificativa da proposta.
O PL prevê a divulgação da campanha nos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Boa Vista, que poderá firmar parcerias com entidades públicas e privadas para executar a lei e regulamentá-la.
“A importância da saúde do homem é fundamental, principalmente no período que a gente está vivendo. Todos os dias, a gente vê o numero de homens que descobrem inúmeras doenças muito cedo, e alguns, por estereótipo da própria sociedade, por vergonha, medo e crenças, não fazem exames da forma que deveriam”, enfatizou Ruan Kennoby (PV).