NOMEAÇÃO

Padre Vanthuy Neto irá assumir Diocese de São Gabriel da Cachoeira em fevereiro: "Chamado irrecusável"

Detalhes sobre nomeação foram dados em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (8), na sede da Rádio Monte Roraima FM, em Boa Vista

Padre falou sobre nomeação nesta quarta-feira (8) (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Padre falou sobre nomeação nesta quarta-feira (8) (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O padre Vanthuy Neto, novo bispo de São João da Cachoeira, deve assumir a diocese da cidade amazonense em fevereiro após um período de transição de três meses. Os detalhes foram dados durante entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (8), na sede da Rádio Monte Roraima FM, em Boa Vista.

Ao falar sobre a nomeação feita pelo Papa Francisco e anunciada hoje, o padre avalia como um chamado irrecusável. “Vemos tudo isso dentro de uma perspectiva da fé, como algo que Deus havia preparado para nós. Claro, com uma missão um pouco diferente, porque acaba que Deus confia a você de entrar na história de uma igreja local. Tenho um coração muito grande aqui, seja na história, na vida pastoral, mas nas relações com o povo de Deus, com os religiosos e as religiosas Deus me deu a graça”. disse.

Neto disse ainda que irá trabalhar junto às causas do meio ambiente e indígena na cidade amazonense em um momento de crise hídrica na cidades do Amazonas em razão das secas nos rios Negro e Solimões.

“A minha primeira atitude será a de escutar. Entrar dentro do barquinho, fazer os passos com eles que eles já fazem lá. Não tem como pensar uma igreja que só olha pra dentro de casa, mas uma igreja que é parceira de modo especial das causas em São Gabriel, é claro, será com certeza a causa da Amazônia que grita diante o problema da mineração, os garimpos diante do agronegócio que avança, diante da pesca predatória, diante agora nós estamos da crise climática que a Amazônia nunca tinha experimentado”, complementa.

Nomeação

Neto foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, cidade no interior do Amazonas. Ele será o sucessor de Dom Edson Damian, que teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa. A decisão foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil. Ele é o primeiro membro da Diocese de Roraima a ser nomeado bispo.

Neto atualmente é reitor do Seminário Menor e da Reitoria Nossa Senhora Aparecida, em Boa Vista. Ele tem 50 anos e nasceu em Pau dos Ferros (RN). Chegou à Roraima na década de 1980 chegou em Roraima junto com os pais e seus cinco irmãos. É Mestre em Teologia, com especialização em Missiologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP).