“A águia voa sozinha, os corvos voam em bando, o tolo tem necessidade de companhia, e o sábio necessita de solidão”. (Friedrich Rückert)
Se você não se sente bem com o silêncio, cuide-se. Só com o silêncio conseguimos refletir e ficar em paz conosco mesmo. Isso são significa que não devemos nos divertir na “zuada” da música atual. Claro que precisamos muito dela. Mas não vamos misturar o alho com o bugalho, o que devemos é separá-los. Mas vamos lá. Cuidado com a ansiedade. Ela é um dos males que mais atormentam o ser humano. Então vamos deixar esse entulho pra lá e vamos cuidar de nós mesmos. E é fácil pra dedéu. É só você se valorizar e tomar conta de você mesmo, ou mesma. Nunca se deixe influenciar por coisas ou pensamentos que não tragam felicidade e alegria para você.
Ontem estive lendo retalhos de velhos jornais impressos, e me deparei como uns detalhes antigos que nos divertiram, e muito. Perguntas que têm respostas de acordo com a maneira de perguntar ou de entender a pergunta. Há uma pergunta mais ou menos assim: “Quem é que fala errado, a Mônica ou o Cebolinha”? Alguém respondeu que é o Cebolinha. Mas o perguntador diz que é a Mônica. E ele tem razão: A Mônica fala, ERRADO. O Cebolinha fala, ELADO. Claro que não vamos, nem pretendemos entrar no assunto sobre a pergunta, mas a vírgula nos dá a resposta. Simples pra dedéu.
Uma outra perguntinha que me chamou muito a atenção, foi: “O que está em cima de nós”? Responda se puder. Mas a resposta certa é: O acento agudo! Não sei se você “perde” seu tempo com tais brincadeiras simples que por serem simples não têm valor para quem não dá valor à simplicidade. E esta exige silêncio para reflexão. Procure sempre a felicidade em você. Nunca se sinta nem seja inferior, a nada nem a alguém. “Somos todos iguais nas diferenças”. O que indica que devemos respeitar as diferenças nas outras pessoas para que elas respeitem as nossas diferenças. Você já conhece a fala do Emerson: “Você é tão pobre ou tão rico, quanto o seu vizinho, senão não seria vizinho dele”. E todos nós somos vizinhos.
Os tempos mudaram e continuam mudando, mas sem uma orientação adequada ao desenvolvimento racional. O que está nos levando à irracionalidade dos velhos e arcaicos tempos. O importante é que prestemos mais atenção ao desenvolvimento humano, para fazer o que devemos fazer para melhorar o mundo. E temos tudo à nossa disposição, no universo rico e acolhedor. O que precisamos fazer é aprender a viver. O que ainda está muito difícil. E isso porque tudo está na Educação, de acordo com o desenvolvimento racional. Pense nisso.
99121-1460