Um tipo de alimento que é considerado ‘inimigo’ das reeducações alimentares é o carboidrato. Isso acontece muitas vezes por pessoas que não buscam um acompanhamento profissional de nutricionista e se deixam levar por ‘dietas da internet’. Acontece que o carboidrato pode ser sim um alimento saudável e rico em nutrientes, sendo necessário identificar quais os tipos que fazem bem para o corpo.
Segundo a nutricionista Natalie Romito, carboidratos são formados por fibras, amidos e açúcares e são excelentes em promover energia. O mais indicado, de acordo com a profissional, são os carboidratos encontrados in natura nos alimentos. Os tipos que passaram por um processo manufaturado perdem muito do seu potencial saudável e seu consumo deve ser limitado, como farinha branca, açúcar branco e suco de fruta.
A especialista alerta para as dietas onde o carboidrato é considerado ‘inimigo’ e que excluem totalmente o seu consumo. Ao cortar todo o nutriente, a pessoa acaba excluindo também antioxidantes que atuam contra a inflamação e vitaminas que auxiliam na sua saúde.
Outra orientação é também para as pessoas que se exercitam regularmente ou contam com uma vida mais ativa. Essa parte da população precisa consumir mais carboidrato para manter a energia. Mas, em geral, a quantidade prevista é de aproximadamente 150 gramas de carboidrato natural por dia.
Veja algumas opções de carboidratos saudáveis
Grãos integrais: A quinoa é uma semente normalmente preparada como grão, que é uma boa fonte de proteínas e fibras. Outras opções são o arroz integral, pão e macarrão integral
Vegetais ricos em amido: Batata-doce (preferencialmente com a casca) é rica em vitamina A, C e potássio. Outras opções são ervilha, milho e abóbora (moranga)
Grãos e legumes ricos em amido: Feijão preto, grão de bico e lentilha são alguma das opções para alimentos ricos em carboidrato e também rico em fibras, ferro e cálcio
Frutas e verduras: Optar por opções variadas e de cores diferentes, sempre que possível, para garantir uma alimentação balanceada
Leite: Sempre escolher as opções semi-desnatada ou desnatada, pois diminui a quantidade de gordura.