O prefeito de São Luiz, James Batista (Solidariedade), revelou nesta segunda-feira (13) o que motiva o interesse pessoal em migrar sua carreira política para Rorainópolis. Em seu terceiro mandato, sendo o segundo consecutivo, Batista lançou a esposa Paula Batista como pré-candidata à prefeitura do Município de Roraima que faz divisa com o Amazonas.
LEIA MAIS: Prefeito de São Luiz tem mandato cassado pelo TRE por abuso de poder econômico
Ao ser questionado sobre se pudesse concorrer novamente à Prefeitura de São Luiz, James Batista afirmou que a cidade de “povo bravo, destemido e acolhedor” o formou como o político que é hoje. O mandato dele termina em 31 de dezembro de 2024.
“Foi uma honra ter o privilégio de conduzir o município. Certamente estarei próximo dando minha parcela de colaboração no crescimento da cidade, enquanto for possível. Quem sabe um dia a gente torne aos braços do nosso povo”, disse.
Ele contou que um dos fatores para migrar para Rorainópolis é a atual crise institucional e a promessa de “promover o resgate da grandeza” da cidade. Ele promete, junto com a esposa, “implantar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do potencial da cidade”.
“Rorainópolis tem um potencial absurdo, mas está totalmente imobilizado pelo aparelhamento da máquina pública. A conta não fecha. Você não consegue ver a compatibilidade entre os recursos que entram e a qualidade nos serviços públicos. A precariedade é total”, disse. “A experiência que nós temos nos dá a certeza de que podemos mudar a história do município”.
Questionado sobre sua ligação com Rorainópolis, James Batista citou que a cidade foi desmembrada de São Luiz e que possui raízes com o município desde que cursava Química no antigo Iser (Instituto Superior de Educação de Roraima) – atual Universidade Estadual de Roraima (Uerr).
“Temos serviços prestados dentro do Município de Rorainópolis, tal como a recuperação do T dos Paraenses por meio de convênio junto ao Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária]. Por fim, inúmeros amigos moradores de Rorainópolis são advindos de São Luiz”, destacou.
James Batista revelou que, caso a esposa seja eleita prefeita de Rorainópolis, ele a auxiliará da mesma forma que ela o ajudou em seus três mandatos de prefeito de São Luiz (2008-2012, 2016-2020 e 2021-presente). A pré-candidatura de Paula Batista tem o apoio de políticos locais, como o deputado federal Duda Ramos (MDB).
“Em Rorainópolis, pretendemos viver a mesma relação que mantemos nos 11 anos de mandatos que já exercemos em São Luiz. A diferença é que a Paula Batista passará a ser a gestora municipal, caso seja eleita, e eu estarei ao lado dela auxiliando na captação de recursos e trato político, em função da expertise e conhecimento acumulado”, declarou.