CONTEÚDO PATROCINADO

Instalação de 29 galerias de concreto é um investimento na qualidade de vida dos boa-vistenses

Obra de implantação da galeria de concreto na rua Laura Pereira Maia. (PMBV)
Obra de implantação da galeria de concreto na rua Laura Pereira Maia. (PMBV)

Devido ao considerável crescimento populacional registrado no Censo de 2022, um dos grandes desafios de Boa Vista é a mobilidade urbana, fundamental para o planejamento da cidade e de grande importância para manter a qualidade de vida dos boa-vistenses. E a Prefeitura tem se empenhado para planejar a Capital para esses tempos de grandes desafios.

A construção de 29 galerias de concreto nas zonas urbana e rural de Boa Vista faz parte do projeto da Prefeitura voltado a melhorar a trafegabilidade de pessoas e veículos, especialmente nos bairros mais populosos da cidade. Mas as obras representam muito mais do que garantir bem-estar à população com a melhoria da mobilidade urbana.

Ao substituir as pontes de madeira, põe-se fim aos históricos problemas que provocavam transtornos e insegurança à população, além de constantes gastos de recursos públicos anualmente com a manutenção e reconstrução das estruturas de madeira que se deterioram com a ação do tempo e devido ao desgaste natural pelo constante tráfego de veículos.

A construção de galerias permitiu a abertura de novos acessos, mas significa muito mais que isso, como o fim de valas a céu aberto, refletindo na saúde pública ao acabar com focos de mosquitos vetores de doenças endêmicas e evitando que acidentes de trânsito façam mais vítimas que sobrecarregam os hospitais públicos.

Galeria implantada na Vicinal do Limão, zona rural de Boa Vista, em substituição a uma antiga ponte de madeira. (PMBV)

Sem contar com a melhoria da urbanidade da cidade, aumentando o sentimento de conforto e satisfação das pessoas com uma Boa Vista mais bonita e bem organizada. E, mais ainda, as obras valorizam os imóveis das famílias que moram nessas localidades, que sofreram por anos com valas e pontes de madeira.

Essa é a transformação pela qual passaram os moradores onde as galerias foram instaladas nos bairros da Capital: Raiar do Sol, Equatorial, Profª. Araceli Souto Maior, Centenário, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Asa Branca, Cinturão Verde, Mecejana, Dr. Silvio Botelho e Alvorada.

Ares de modernidade e segurança no trânsito também chegaram à zona rural de Boa Vista, especificamente nas regiões do Água Boa, Bom Intento e PA Nova Amazônia – Murupu, que foram beneficiadas com as obras, onde uma maior segurança no trânsito é garantida.

Obras levam conforto para os moradores e melhoram a mobilidade urbana. (PMBV)

Com a substituição das pontes de madeira por galerias de concreto, as vias ficaram com 7 metros de largura, o que possibilita a passagem de dois veículos em sentidos contrários. Na zona rural, o alívio foi bem maior, uma vez que, devido ao peso dos veículos carregados de produtos, agora é possível maior rapidez no escoamento da produção das famílias produtoras rurais que precisam levar alimentos para abastecer a cidade com segurança e assiduidade.

A instalação das 29 galerias representa um grande salto de qualidade na mobilidade, proporcionado melhores condições de circulação de pessoas, mercadorias e veículos na Capital e interior de Boa Vista, promovendo qualidade de vida aos boa-vistenses e melhorando a atmosfera de modernidade que a cidade vem alcançando nos últimos anos com diversas obras realizadas em vários outros setores.