DIA MUNDIAL DO DIABETES

"Atenção aos sintomas é fundamental para combate ao diabetes", diz endocrinologista

Médico explica os sintomas e fala sobre o tratamento da do

Médico explica os sintomas da diabetes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Médico explica os sintomas da diabetes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Quando o assunto é diabetes, a atenção aos sintomas é fundamental para a prevenção e tratamento dessa doença que afeta milhões no Brasil. Dona Aldenora Ferreira, de 60 anos, que enfrenta a diabetes desde 2010, descobriu que tinha a doença quando já se encontrava em estado avançado. Segundo ela, os sintomas surgiram abruptamente, incluindo perda de peso repentina, incontinência urinária e níveis elevados de glicemia, os principais indicativos da doença.

“Tem dias que eu estou bem, dias que eu não consigo andar direito porque o cansaço ‘bate’ muito forte”, relata a paciente, destacando os desafios enfrentados no gerenciamento diário da diabetes, especialmente considerando sua idade avançada.

O Dr. César Penna, médico endocrinologista, esclarece os fatores que podem desencadear a diabetes. “É uma doença que surge por diversos fatores, como o aumento de peso, a falta de exercícios, o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gordura, e o histórico familiar”, destaca o especialista.

Além disso, o Dr. Penna alerta para os sintomas que demandam atenção. “A diabetes se manifesta quando a glicose no sangue ultrapassa 126. Os principais sintomas incluem cansaço, aumento da ingestão de água, frequência urinária elevada e intensa sensação de fome. Esses sinais são um alerta para buscar assistência médica e verificar os níveis de açúcar no sangue”, enfatiza.

O tratamento da diabetes, segundo o Dr. Penna, é oferecido na atenção básica e exige uma mudança abrangente no estilo de vida. “Diabetes é a doença mais cara, depois do câncer. O paciente deve modificar toda a alimentação e o estilo de vida, além de seguir o tratamento medicamentoso, incluindo a conhecida Metformina. A responsabilidade pelo tratamento recai sobre os municípios, que devem fornecer os insumos necessários”, conclui o médico.