A criatividade tomou conta do mel durante a 42ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr). A artesã Jadiça Iris é responsável pela criação de joias e licor com a cera de abelha.
Jadiça é associada à Cooperativa Roraimel, por onde expõe seu trabalho, e explica que adquiriu a habilidade ainda na Pernambuco. Quando se mudou para Roraima e após o sucesso em outras feiras de agropecuária no Brasil, seguiu com o artesanato.
“Eu fui morar no interior [de Pernambuco] com meu marido e lá tinha uma associação de apicultores. Ia colher o mel com eles e acabei comprando 10 caixas, foi quando eu comecei a trabalhar com a cera”, explica a artesã. “Aqui a gente recebe a cera da associação e quando chega a noite, aqui em Roraima por volta das 18h30, dá para mexer nela e montar os moldes”, completa.
Segundo ela, montar os colares, brincos, porta-trecos ou buquês é demorado e sempre realiza à noite para que as abelhas não apareçam. Depois de aquecer, deixa a cera esfriar em formato de um pedaço de folha de papel e realiza a dobradura ou recorte para o formato da joia.
Licor sabor mel
Jadiça também fabrica licor sabor mel. O preparo é feito a partir da cera de abelho porém com acréscimo de outros ingredientes além da cachaça.
“Ele tem seis ervas, mais canela em pó, raspa de limão, raspa de laranja e cravo. Depois tem que deixar curtir na cachaça por oito dias para fazer o processo para engarrafar. Muita gente gosta”, garante a artesã.