Nesta sexta-feira, 17, foi realizada a final do 1º Torneio Leiteiro da 42ª Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), que está sendo realizada no Parque Dandãezinho, onde sagrou-se campeã a vaca Ana Lú, da fazenda São Pedro, de Manaus (AM), com a produção de 46,2 quilos de leite.
A disputa acirrada ainda contou com a participação da vaca Pitomba, com 38,5 quilos de leite, além da vaca Orelhinha, atingindo 37,4. Fazendeiros do Cantá, Alto Alegre e de Manaus disputaram a competição final com animais da raça girolando. O tempo válido para as ordenhas foi cronometrado em 20 minutos, sendo o leite pesado em vasilhames durante a somatória. A premiação no valor de 10 mil reais foi dividida entre os participantes.
“Viemos de Manaus participar da Expoferr Show trazendo a importância do melhoramento genético como solução também na pecuária leiteira com nutrição e sanidade. E com a garantia de mais este título, a Fazenda São Pedro demonstra sua força, firmando resultados satisfatórios com a produção leiteira em todo o Brasil”, comentou o campeão Virgílio Cortez.
Para o coordenador Teylor Filgueiras, o Torneio Leiteiro desempenhou seu papel na Expoferr Show destacando o potencial produtivo destes animais. “Em Roraima, há muitos anos não são realizados os Torneios Leiteiros, sendo que sua relevância é muito importante para a sociedade. E com a realização da Expoferr Show, conseguimos resgatar essa tradição, viabilizando esforços com os produtores, demonstrando para a população de onde vem o leite que consumimos”, concluiu.
CURIOSIDADES
No Brasil, existem diversas competições de gado leiteiro realizadas em diferentes regiões do país. Por exemplo, a Festa do Colono é um evento que reúne mais de 200 bovinos e inclui competições de gado leiteiro e gado de corte. Além disso, a Megaleite é uma exposição que realiza competições de gado leiteiro e conta com a participação de 1.400 animais.
Essas competições são importantes para a indústria do leite, pois destacam os animais de alto desempenho e promovem a troca de conhecimentos e tecnologias entre os produtores. Além disso, esses eventos contribuem para o desenvolvimento do setor e para a valorização dos produtores de leite.