SAÚDE E BEM ESTAR

Pepino com gelatina? Nem pensar! Saiba como incluir doces na rotina alimentar sem comprometer a dieta

Dica é investir em frutas secas, como uva passa e damasco, e bolos ricos em fibra com aveia, como de banana com castanhas

Foto Divulgação
Foto Divulgação

A reeducação alimentar ou até mesmo a dieta por motivos de saúde pode cortar o consumo de doces em excesso para garantir uma vida mais saudável. Mas especialistas da área da nutrição apontam que dietas totalmente restritivas não fazem bem para o seu corpo e para a sua saúde mental. A recomendação é procurar consumir o doce de forma saudável, sem exageros e fazendo adaptações nas receitas.

O primeiro passo é sempre procurar a ajuda de um nutricionista que indique uma dieta de acordo com seu tipo físico, organismo e objetivo. Mas, se você procura formas de reduzir o consumo de açúcar, a dica é começar aos poucos.

Para quem tem compulsão alimentar, ficar muito tempo sem comer ou diminuir drasticamente a quantidade de consumo pode causar o efeito rebote. Excluir carboidratos que contém açúcar e proteínas, por exemplo, traz desequilíbrio para o consumo de nutrientes.

O primeiro passo é sempre procurar a ajuda de um nutricionista que indique uma dieta de acordo com seu tipo físico, organismo e objetivo
O primeiro passo é sempre procurar a ajuda de um nutricionista que indique uma dieta de acordo com seu tipo físico, organismo e objetivo Foto Divulgação

Outras dicas para manter o doce dentro da dieta

Comer comida natural

A dica é investir nos doces e sobremesas de forma natural: frutas secas, como uva passa e damasco; bolos ricos em fibra com aveia, como de banana com castanhas; sorvete ou picolé caseiro de fruta, que também ajuda o calor ou doces caseiros, como bananada sem açúcar e em menor quantidade. Cacau e chocolate mais amargo, sem adição de açúcar também estão entre as recomendações por se tratar de um alimento sem produtos artificiais.

Recentemente, a atriz e youtuber Kéfera viralizou nas redes sociais após ensinar um método para fugir da vontade de doce e, segundo a própria, combater a compulsão alimentar: pepino e gelatina diet. A combinação chamou atenção e muitos especialistas condenaram a recomendação da artista justamente por se tratar de um produto com muito corante e aditivos artificiais. A influencer mais tarde rebateu as críticas e disse que sempre reforçou a necessidade de um acompanhamento profissional.

Transforme as comidas com receitas diferentes

Cansada de comer a maçã in natura? Tente assar a fruta com canela. Desta forma, você mantém a sua ingestão de fibra, vitamina c, minerais e antioxidantes. A mesma técnica é válida para as castanhas tipo nozes e amêndoas, que são ricas em fibras e proteínas de alta qualidade. Por conta do seu sabor neutro, assar as castanhas e adicionar um pouco de mel transforma a comida em uma sobremesa.

Tenha a chia como sua aliada

A semente de chia tem vários benefícios: previne contra doenças cardíacas, diabetes e câncer, além de fortalecer a imunidade. Para fazer a chia ganhar uma consistência semelhante à de pudim, basta misturar a chia com leite, de preferência de coco. Deixar hidratando por uma hora na geladeira e depois adicionar a fruta que você preferir: maçã, manga, kiwi ou pitaya.

Tenha um relacionamento positivo com a sua alimentação

Um estudo feito pela Universidade de Toronto, no Canadá, abordou os efeitos causados pela privação de comida e o comportamento alimentar em pessoas com dietas restritivas e com alimentação sem acompanhamento. A pesquisa apontou que as pessoas que não podiam comer chocolate consumiram o doce muito mais do que os que podiam. Por conta disso, o indicado é procurar manter uma relação saudável com o doce, sem exageros e excessos.