A diversidade gastronômica sempre ganha o público durante feiras e exposição. Durante a 42° Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), no estande da Agricultura Familiar, está a dona Eunides Alves com a Biroska Bakana e suas cachaças de banana, hortelã e até de jatobá.
No entanto, o que faz sucesso lá e no próprio ponto de venda, em Campos Novos, município de Iracema, é a cachaça de gengibre. Conforme o relato, a fama se deu após clientes afirmarem que a bebida é afrodisíaca.
“O pessoal chama de Viagra de Campos Novos. Tanto a cachaça quanto o licor, é o que mais vende. Quem comprava voltava para dizer que ficava que nem Homem-Aranha”, brinca a proprietária.
Eunides fabrica as próprias bebidas há 19 anos e conta que já é conhecida por quem faz trilha na região. “Eu comecei com o licor de banana e depois fui fazendo com o que eu tinha. A gente tenta fazer tudo natural, não usa essência, é tudo do que a gente planta”, explica.
A empreendedora também compra dos agricultores vizinhos, caso seja preciso algum insumo que não produza. Ela diz que isso ajuda a movimentar o pequeno comércio local.
Agricultura Familiar
Eunides Alves está na arena da Agricultura Familiar, onde outras famílias e pequenos produtores expõem doces e artesanato, além de bebidas. Neste sábado (18), último dia de Expoferr, a agricultora garante que vale a pena conferir o trabalho das famílias.