Mais 151 títulos definitivos foram entregues pelo Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) nesse sábado (18), último dia da 42ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr). Ao todo, durante a feira agropecuária, 384 títulos foram entregues para agricultura familiar e pequenos produtores.
De acordo com a presidente do Instituto, Dilma Costa, o total de documentos entregues durante a festa representa a importância do título para os produtores, uma vez que estarão regularizados. “É uma média maravilhosa e um feito muito grande porque esses produtores, agora com os títulos definitivos nas mãos, vão poder alavancar os negócios, investir e poder produzir muito mais ainda e desenvolver o estado de Roraima”, disse a presidente.
As entregas iniciaram na segunda noite do evento, dia 15. Na ocasião, foram entregues 115 títulos definitivos, sendo 100 de títulos rurais para produtores de nove municípios e 15 do Distrito Industrial. Com a entrega desse sábado, do total de 151, 66 títulos foram para os pequenos e 85 para os médios produtores.
“Hoje estamos entregando títulos para agricultores familiares, mas já entregamos para médios e grandes produtores. Estamos encerrando esta festa com uma imensa felicidade por ter atendido a população e os produtores, seja com o título definitivo ou com o licenciamento ambiental. Esse é o nosso propósito, desenvolver o Estado por meio da produção rural”, destacou Antonio Denarium, governador do estado.
+ Desenvolve Roraima libera R$ 1 milhão e meio em crédito rural
Licenças ambientais
Durante a Expoferr Show 2023, também foram realizadas entregas de licenças ambientais. O total de documentos de regularização ambiental e outorgas chegou a 190, voltados a empreendimentos rurais, empresariais e industriais.
Ainda de acordo com o Governo, a regularização das propriedades representa que mais tranquilidade dentro das normais legais e mais controle, fiscalização e organização da produção rural do Estado. “Torna mais fácil a identificação da necessidade das políticas públicas necessárias para o desenvolvimento da economia por meio da produção”, explica.