AGENDA DA SEMANA

"É inconcebível que Roraima e Amazonas fiquem ilhados" afirma empresário sobre BR-319

Ex-deputado e empresário fala sobre desafios na BR-319 e avanços no Distrito Industrial.

Foto: Reprodução/Youtube Folha FM 100.3
Foto: Reprodução/Youtube Folha FM 100.3

Nesse domingo (19), o programa “Agenda da Semana” recebeu o ex-deputado federal e empresário Remídio Monai, que abordou questões cruciais para a região, destacando a situação da BR-319 e os progressos necessários no Distrito Industrial de Boa Vista.

“De acordo com Monai, os estados de Roraima e Amazonas não podem ficar isolados do resto do país. É inconcebível que os dois estados fiquem ilhados. A classe política desses estados tem que se movimentar, eleger prioridades e ir à Brasília.”

Monai enfatizou a importância da BR-319 como uma conexão entre Roraima, Amazonas e o restante do país. Durante a entrevista, ele compartilhou as dificuldades enfrentadas na realização das obras da estrada, apontando o Ministério do Meio Ambiente, liderado pela ministra Marina Silva, como um obstáculo.

“Nessa semana foi criado um grupo de trabalho para definir o asfaltamento da BR-319. O presidente Lula diz que é a favor, mas como a Marina [Ministra do Meio Ambiente] estava questionando, seria criado esse grupo para achar soluções […] A gente sabe das dificuldades.”

Monai expressou otimismo em superar os desafios, trabalhando em colaboração com autoridades, empresários e governos locais. Ele destacou a necessidade de comprometimento do presidente, referindo-se à postura da Ministra Marina Silva.

“A Marina foi contra a BR-364, tentou movimentar os indígenas e a ignoraram lá no Acre. Quem tem que ter compromisso com a região é o presidente. A Marina é uma ministra que amanhã pode não estar.”

Além disso, Remídio Monai abordou os avanços no Distrito Industrial de Boa Vista.

” A gente vem fazendo um trabalho junto aos empresários, para dar uma cara nova ao distrito. Hoje o distrito tem uma quantidade de empresas instaladas. Recebeu aproximadamente 150 títulos. A gente conseguiu avançar, fazer o asfaltamento da rua paralela à BR.”

Ele destacou a colaboração com o deputado Jonathan para obter recursos destinados ao asfaltamento de mais ruas e à drenagem, além de buscar soluções para outras necessidades.

“Agora estamos buscando um tapa-buraco e recurso para mais asfaltamento e iluminação.”

Monai também abordou a necessidade de realocação das pequenas empresas para o Distrito Industrial, solicitando a criação de um novo distrito para atender à demanda crescente.

“Por isso, estamos pedindo ao governador um novo distrito industrial. Muitas empresas que estão chegando não têm terreno para se alocar. A classe empresarial também estuda a viabilidade para prolongar o anel viário da BR-174 rumo ao Rio Branco, fazer uma ponte para sair na 432 e de lá, sair na 401.”

Confira a entrevista completa no programa Agenda da Semana