BEM-ESTAR

Faça seu perfume durar mais: dicas e estratégias para os dias mais quentes

Perfumes com essências formadas por flores, frutas cítricas, por arbustos e madeiras leves são mais frescos, portanto, duram menos

Foto Divulgacao
Foto Divulgacao

Você compra colônias e perfumes, mas parece que nada dura na sua pele? O calor faz evaporar qualquer essência floral ou amadeirada das suas roupas? Esse problema, apesar de não parecer, é bem comum. Mas para isso, existem algumas técnicas que podem ajudar a deixar a fragrância durar por muito mais tempo.

Primeiro, é preciso considerar que algumas fragrâncias realmente duram mais na pele que outras. A escolha do perfume é algo muito pessoal, dependendo do gosto de cada um. Por isso, às vezes acontece daquele seu item favorito ficar na sua pele somente antes de você sair de casa e depois, puf, sumiu!

Perfumes com essências formadas por flores, frutas cítricas, por arbustos e madeiras leves são mais frescos, portanto, duram menos. 

Ao contrário de madeiras mais escuras, como o cedro e o vetiver, tendem a durar mais. A qualidade da essência também influencia e também outras características, como sua raridade, pureza dos ingredientes e etc. Sabendo disso, confira uma lista de estratégias para fazer o seu perfume permanecer com você.

Dicas simples ajudam a manter o perfume mesmo em dias mais quentes (Foto: Divulgaçao)

Aplique o perfume nos lugares corretos e não esfregue a pele!

As regiões do corpo que possuem maior circulação sanguínea são ideais para aplicar o perfume: pulso, pescoço, orelha, peitoral, cotovelos e até nos tornozelos e atrás dos joelhos. A dica também é não esfregar as áreas, pois fazendo isso se acaba destruindo as moléculas aromáticas e dissipando a fragrância no ar.

Passe perfume duas vezes e não esqueça das roupas

Pode parecer exagero, mas é uma técnica que funciona: para melhorar a fixação, a recomendação é que após o banho e com a pele já hidratada, borrife o perfume nos pontos estratégicos. Deixe secar e depois de colocar suas roupas, renove o perfume nos mesmos pontos. Outra dica é aplicar o perfume direto nas vestes, tipo na gola da camisa ou no pulso do moletom. 

Armazene corretamente

A forma como você armazena o seu perfume também pode influenciar na sua durabilidade. O produto deve ser mantido em locais secos, frescos e escuros, como uma gaveta e longe da umidade. Ou seja, nada de manter a colônia no armário do  banheiro! O mesmo vale para a penteadeira que fica de frente para o solo ou uma estante com muita luz artificial.

Alternância ajuda a não se acostumar com o cheiro

Muitas vezes a culpa do perfume não durar mais é do nosso próprio nariz! Quem tende a utilizar sempre o mesmo perfume acaba se acostumando com o cheiro e não o sentindo mais. Essa situação é chamada de ‘acomodação olfativa’, ou seja, quando nosso organismo se acostuma e deixa de perceber a fragrância com tanta intensidade. Uma dica é ter mais de um modelo de perfume em casa para ir alternando, o que também ajuda a não enjoar da fragrância.

Escolher entre colônia e perfume pode fazer a diferença

Por último, mas não menos importante, é entender a diferença entre os produtos na hora da compra. Normalmente, as fragrâncias nacionais ou importadas contam uma pequena informação importante, às vezes, em siglas.

O que é preciso saber é entender as seguintes categorias: a colônia ou ‘eau de cologne’ (EDC), tem uma concentração de fragrância de 2% a 5%. A ‘eau de toilette’ (EDT) tem uma concentração de 4% a 15% e o ‘eau de parfum’ (EDC) possui uma concentração de 10% a 20%. Há ainda a ‘parfum’ que tem a maior concentração de todas, entre 15% a 40%. Essa porcentagem corresponde às essências utilizadas para compor o produto, que misturadas à base formada por água deionizada e álcool foram a fragrância desejada. 

Sabendo disso, fique atento na hora da compra: há ‘perfumes’ que possuem a mesma fragrância, mas em concentrações diferentes. Normalmente, quanto maior a porcentagem, também maior o preço. Mas é preciso lembrar que um perfume mais caro não significa maior qualidade ou permanência. Portanto, o ideal é fazer uma pesquisa com base nas suas escolhas, escute a avaliação de profissionais e, se possível, faça um teste antes de comprar: passe o produto na loja e veja por si só como ele se adere na sua pele.