O calor intenso dos últimos meses não afetou somente a saúde da população. Por conta das altas temperaturas, o consumo de energia no Estado teve um aumento significativo, segundo a Roraima Energia. No mês de setembro, período em que a temperatura chegou a 40º C em Boa Vista, o consumo médio nas residências chegou a 390,52 kWh.
O aumento foi de mais de 30 kWh comparado ao mês de agosto, que registrou um consumo de 352,45 kWh. Em outubro a média registrada foi de 393,47 kWh, 10,4% maior que agosto. Segundo a Roraima Energia, a classe residencial foi a que mais teve aumento no consumo.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou em novembro, um novo recorde na demanda instantânea de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), com um patamar de 101.475 MW. O recorde anterior era de 97.659 MW, medido em setembro.
Ainda segundo a Roraima Energia, os equipamentos de refrigeração e de climatização consomem mais em períodos de alta temperatura, pois ocorre mais troca de calor com o ambiente.
“Vale destacar que neste período de calor intenso é muito importante que todos pratiquem o consumo consciente e sem desperdícios”, alertou a empresa.