A ‘Black Friday’, campanha criada para movimentar o comércio com promoções exclusivas, virou tradição para os lojistas e consumidores no país. Em Boa Vista, na última sexta-feira do mês de novembro, data em que é realizada a campanha, clientes fizeram filas durante a madrugada para conseguir aproveitar as promoções.
Uma loja de sapatos no Shopping do bairro Cauamé, zona Oeste de Boa Vista, começou as vendas a partir da madrugada desta sexta-feira, 24. Cerca de 130 pessoas já esperavam na fila antes mesmo da loja abrir e às 00h o local estava lotado com os clientes aproveitando as promoções.
Segundo a gerente do estabelecimento, Emille Santiago, a loja já tem tradição na Black Friday, este ano inovaram com mais descontos em cima dos preços da campanha para atrair os clientes.
“Como nós já temos a tradição da Black Friday, todo ano abrimos a loja à meia noite, este ano trouxemos vários benefícios para as clientes. Na madrugada distribuímos vouchers promocionais para as 50 primeiras que chegaram na fila, temos desconto pelo instagram também para quem tira foto e usa a nossa Hashtag”, explicou a gerente.
Durante a manhã a movimentação dentro do local era tranquila, em outros pontos comerciais da cidade também não havia grandes demandas de clientes nas lojas, como na avenida Ataíde Teive, no bairro Tancredo Neves ou na Jaime Brasil, no centro.
A exceção foi uma loja de departamentos no bairro Centenário, zona Oeste de Boa Vista, onde clientes começaram a chegar para esperar na fila às 5h da manhã desta sexta-feira, 24, mesmo a loja só abrindo às 8 horas.
A empresária Benailde da Costa, deixou o salão de beleza em que é dona fechado, pois chegou às 6h da manhã para comprar três bicicletas, uma airfryer e outros objetos de casa que estavam na promoção.
“Meu marido tinha uma audiência para ir, mas faltou para comprarmos as bicicletas”, relata a empresária.
Benailde e o marido já estavam de olho nos preços das bicicletas, a dona de um salão de beleza diz que com a promoção, foram R$800,00 de desconto no valor do produto.
A gerente da loja de departamentos, Daniele Maria, relata que a empresa estava preparada para um grande número de pessoas, porém a demanda de clientes excedeu a expectativa.
“Eu conversei com um senhor e ele me disse que chegou às 5h da manhã. Eu tenho uma filmagem de hoje a loja sendo aberta e em questão de um minuto já tinham mais de 300 pessoas aqui dentro”, disse a gerente.
História
A Black Friday nasceu no início da década de 1990 no comércio varejista dos Estados Unidos. A data é celebrada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, um dia após o tradicional feriado americano de Ação de Graças. A data é marcada por abrir o período de compras para o natal.
No Brasil a Black Friday nasceu no varejo tradicional, com descontos concentrados em eletroeletrônicos, eletrodomésticos e vestuário, e tem se estendido a outros segmentos do mercado, que entraram na onda das promoções para tentar alavancar suas vendas.
Expectativa para o comércio
Segundo a Fecomércio, as vendas do comércio varejista roraimense deverão movimentar R$9,65 milhões em receita, registrando o segundo maior valor desde 2010, ficando 0,5% abaixo do registrado em 2022.