A cultura do cinema de rua em Recife motivou a realização do documentário “Retratos Fantasmas”, obra dirigida por Kleber Mendonça Filho (de Bacurau). O filme foi escolhido para representar o Brasil no Oscar e está disponível para assistir na Netflix.
A sinopse oficial conta que “Retratos Fantasmas” é um documentário contando a história do centro de Recife durante o século XX, reunindo imagens de arquivo, fotos e depoimentos explorando a história da cidade, contada a partir das famosas salas de cinema que chamavam a atenção da população e contando um pouco da vida da sociedade brasileira. A produção também tem um teor pessoal, pois parte da obra é gravada da janela da casa do diretor que é recifense e morou no centro da cidade por muitos anos.
A expectativa é que o longa-metragem documental dispute uma vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2024. O filme foi escolhido depois de uma votação da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, entre uma opção de 28 obras brasileiras.
A escolha, no entanto, não significa que o filme já está disputando o Oscar automaticamente. Na categoria de filmes estrangeiros, cada país indica apenas um representante para a disputa.
Uma equipe formada por mais de seis mil pessoas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, composta por atores, diretores, produtores e trabalhadores da área, analisam minuciosamente cada indicação e definem primeiro uma seleção inicial anunciada em dezembro. Somente em janeiro de 2024 é que o anúncio oficial é feito e informado quais filmes disputam a categoria. A premiação está prevista para acontecer em março de 2024.
Confira o trailer oficial abaixo: