A reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Para algumas pessoas, podem ser algo simples, mas para outras podem ser significado de uma grande paixão.
Esse é o caso de Raquel Dell Eugênio e Indira Duarte de Oliveira, sócias e apaixonadas em reformar objetos que seriam jogados no lixo. Elas recriam materiais como madeira, papel, o vidro, o metal e o plástico.
Segundo elas, as maiores vantagens da reciclagem são a utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis. O processo de reutilização de materiais recicláveis tem grande importância para o meio ambiente de uma forma geral, pois para cada 1000 kg de papel reciclado 20 árvores são poupadas.
As duas mostram que são capazes de desenvolver um excelente trabalho através da reutilização e reciclagem de diversos materiais. “Uma das coisas gostosas de fazer quando se está na área de artesanato é planejar como reutilizar objetos de nosso dia a dia de uma nova forma, de modo que eles possam ter uma vida útil renovada e duradoura” explica Raquel.
Em parceria, elas abriram o Ateilê Aisó em março de 2011, e se especializaram na restauração de móveis com uma oficina no fundo de casa. Cada móvel chega ser feito em um período mínimo de trinta dias.
No ateliê, é possível encontrar vários tipos de móveis, prateleiras, cômodas, estantes, até objetos que não são mais usados como uma ‘namoradeira’. Roupas podem tornar-se tapetes, caixas de feira tornam-se móveis, pallets se transformam em qualquer coisa que você desejar. “Nossos clientes são fidedignos, pessoas que gostam de decoração vintage e acabam nos procurando para decorar suas casas, além de contribuir com o meio ambiente” explica Indira.
Para encontrar as peças, elas estão sempre atentas aos entulhos que são jogados para o lixo, uma posta ou uma janela, até um guarda roupa velho são levados para a oficina e ganham uma cara nova.
Reciclagem só tem prós, você só precisa ser criativo e de certa forma elegante para criar objetos de decoração incríveis. “Seja você um acumulador daqueles que não consegue nem jogar jornal fora ou obssessivo em deixar o armário sempre aerado, olhe direito para aquele objeto que não tem mais uso, aposto que você consegue transformá-lo em alguma outra coisa” comenta Raquel.
O ateliê Aisó possui uma página no facebook e recebem encomendar pelos telefones 991563890. Sua sede está localizado na Rua Bento Brasil,248 no Centro.
Cultura