Representantes de sete sindicatos de Roraima se reúnem na manhã desta segunda-feira (27), no Palácio 9 de Julho, com o prefeito Arthur Henrique (MDB), para discutir as demandas das categorias da Saúde municipal em torno do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). Enquanto isso, dezenas de servidores da Saúde aguardam em frente à sede da Prefeitura o desfecho da reunião.
O encontro foi convocado pelo prefeito após seis sindicatos anunciarem uma greve para 1º de dezembro por não conseguirem chegar a um acordo com a gestão municipal sobre reivindicações, como o reajuste salarial. As categorias exigiam uma conversa direta com Arthur Henrique.
O vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Roraima (Simed-RR), Eládio Cavalcante, disse esperar que o prefeito autorize, para a Saúde, reajuste acima dos 15% propostos pela gestão municipal. “A proposta que eles ofereceram é extremamente baixa, não compensa nem a correção da inflação anual”, disse.
A presidente em exercício do Sindprer (Sindicato dos Profissionais da Enfermagem de Roraima), Maria de La Paz, disse que a Saúde espera, além de reajustes satisfatórios para cada nível de escolaridade, o pagamento do novo piso, o tratamento igual pela gestão às categorias e gratificação por desgaste físico e mental para os servidores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Estão com o prefeito representantes sindicais como Maceli de Souza Carvalho (presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde – Sintras-RR), Alisson Nascimento (delegado do Sindprer), Antonio Delmiro (presidente do Simed-RR), Erasmo Mistal Vasconcelos de Lima (presidente do Sindicato dos Tecnólogos Técnicos e Auxiliares em Radiologia – Sintear), Thiago Reis (presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais – Sinfito-RR) e Lucinalda Coelho (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais – Sitram).