ESTIAGEM

Em Boa Vista, rio Branco continua a secar e atinge menor nível desde 2016

Com o retorno do El Niño, o rio já diminuiu 1,70 m desde agosto deste ano

Rio Branco durante o verão 2023-24. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Rio Branco durante o verão 2023-24. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O principal curso de água de Roraima, o rio Branco, registrou o nível de 60 centímetros (cm) nesta quarta-feira (29). O nível é o menor do ano, uma vez que diminuiu 20 cm desde o início de novembro, quando foi considerado o menor volume de 2023, e desde 2016.

Há sete anos, o volume do rio Branco atingiu – 59 cm em uma seca histórica com efeitos do El Niño. Na época, a estiagem iniciou em outubro de 2015 e seguiu até meados de fevereiro de 2016, conforme dados da Hidrotelemetria do ANA (Agência Nacional de Águas).

+ Seca histórica vira atração em Boa Vista

+ Estiagem prolongada provoca seca histórica no Rio Branco

Este ano, com o retorno do fenômeno, o rio vem secando desde agosto. Conforme o monitoramento da Agência, o volume saiu de, aproximadamente 2,30, metros para 0,60 m em três meses, uma queda de 1,70 m.

Os prognósticos da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) mostram que a tendência é a continuação da estiagem, onde a atenção deverá ser maior entre fevereiro, março e abril, que costumam ser os meses mais intensos do verão em Roraima.

“A segunda quinzena do mês de setembro marca o final do período chuvoso no estado. O que terá como
consequência a diminuição dos principais rios da Sub Bacia Rio Branco (Rio Tacutu, Uiramutã e
Uraricoera). Tendo em vista que as chuvas devem diminuir do mês de setembro em diante, recomenda-se que o Comitê de Queimadas do Estado de Roraima intensifique o monitoramento nas áreas de risco
consideradas vulneráveis à estiagem, queimadas e incêndios florestais”, explica o Boletim Hidrometeorológico da Fundação.

+ Roraima registra mais de 440 focos de fogo em novembro

Orientações para consumo consciente

A Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer) já informou que a empresa está preparada para enfrentar o período de seca, mesmo que o rio Branco atinja, pelo menos, – 30 cm. Segundo a companhia, o volume de água produzido deve suprir toda a demanda de água.

No entanto, ainda recomenda que, desde já, o uso da água potável deve ser consciente, moderado e responsável. Dentre as dicas sugeridas pela Caer, estão:

  • Evitar lavar calçadas com água diretamente da torneira, optando por aproveitar água já usada na lavagem de roupas, por exemplo;
  • Reduzir o tempo de banho;
  • Manter as torneiras bem fechadas;
  • Ensinar as crianças a utilizar apenas o necessário para higiene das mãos e escovar os dentes;
  • Substituir torneiras antigas por modelos de pressão ou com sensores, que chegam a reduzir o consumo de água em 40%;
  • E, instalar arejadores de vazão dos bicos das torneiras. Os arejadores misturam ar na água, gerando a sensação de mais volume. A economia com estes aparelhos pode chegar a 75%.