A moradora do bairro Jóquei Clube, Débora Araújo, procurou a FolhaBV para denunciar a instabilidade no fornecimento de água no bairro. Segundo Débora, desde que se mudou para o local, em 2015, ela enfrenta problemas com o fornecimento e por ‘não aguentar mais’, irá mudar de casa.
Débora alega que o problema é constante, e que no verão a situação fica ainda pior, já que o chuveiro só costuma ter água durante à noite. “Praticamente todo dia eu temos que tomar banho de balde. O poço do bairro não é suficiente para atender a demanda de todas as casas”.
“O bairro tem água, mas ao mesmo tempo não tem, né? Com essa situação, se a gente quiser melhoras, teremos que entrar com recurso do próprio bolso para comprar e instalar bombas. O que eu não acho certo, já que pagamos taxa de água e não temos um serviço de qualidade”, comentou.
Ainda segundo ela, já foram feitas diversas denúncias sobre a situação à Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), mas nada foi feito até o momento.
Procurada para falar sobre a situação, a Caer enviou a seguinte nota:
“A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que o sistema de abastecimento do Bairro Jóquei Clube está em pleno funcionamento. Porém, devido a chegada do verão, os lençóis freáticos estão baixos, mas os poços estão com a pressão adequada, entre 9 a 11 mca (metros de coluna d’água), o que atende a demanda no bairro.
Informa ainda que a baixa de pressão na rede, geralmente, é ocasionada em horários de picos de mais consumo na área.
A empresa mantém uma equipe de ronda diária que realiza vistoria em todos os poços e nos Centro de Reservação e Distribuição de água que abastecem a cidade, a fim de certificar o pleno funcionamento da rede de abastecimento”.