SAÚDE

Nariz entupido antes de dormir pode ser sinal de doença: entenda

Entenda quais as principais causas do nariz entupido

Nariz entupido antes de dormir pode ser sinal de doença: entenda

Muitas pessoas enfrentam um dilema quando deitam para dormir, pois ao invés de relaxar, acabam ficando estressadas por conta do nariz entupido e não conseguir respirar direito. O alerta, segundo especialistas, é que essa dificuldade pode ser um sinal de várias doenças, inclusive o colapso da válvula nasal que só pode ser corrigido com cirurgia.

A médica otorrinolaringologista Danielly Andrades explica que existem vários motivos para o nariz entupir a noite como postura durante o sono, respiração pela boca, mudanças na temperatura, umidade do ar, condições de saúde e outros fatores, como tabagismo, poluição e uso de medicamentos. Mas é preciso ficar alerta quando o problema for consistente e procurar um profissional para realizar o diagnóstico e tratamento adequado.

Entenda quais as principais causas do nariz entupido:

  1. Ciclo nasal

De acordo com a médica, o ciclo nasal é quando há “congestão e
descongestionamento espontâneo da mucosa nasal”. Normalmente, isso acontece quando apenas um lado está entupido durante o dia e o outro entope durante a noite. Embora incômodo, o ciclo não é considerado um distúrbio.

  1. Hipertrofia de corneto
    O corneto é uma estrutura ao longo da parede das cavidades paranasais que produz muco. A pessoa fica sem respirar direito quando um corneto incha em uma das narinas. Quando essa obstrução acontece recebe o nome de hipertrofia de corneto, que entope o nariz.
  2. Refluxo gástrico
    Você sabia que a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) também pode causar nariz entupido? Isso ocorre por que o refluxo ácido pode causar irritação nasal, o que leva a congestão, além de dor de garganta, tosse e respiração ofegante.
  3. Sinusite e renite alérgica
    A sinusite e a renite alérgica são inflamações, sendo diferenciadas pelo local onde ocorrem: a primeira acontece na face, acima e em torno do nariz; já a rinite é uma inflamação das fossas nasais. Tanto as duas quanto um refriado comum causam inchaço na região, o que produz aumento de muco, o que acaba bloqueando o fluxo de ar.
  4. Pólipos nasais
    O pólipo nasal é um tecido com crescimento anormal no revestimento do nariz, semelhante a gotas, que pode causar desconforto e obstrução parcial das vias aéreas nasais. Pólipos menores podem ser tratados com medicação, mas em casos maiores, pode ser necessária cirurgia de remoção.
  5. Colapso da válvula nasal
    A pessoa que tiver uma parede nasal lateral fraca ou com muita flexibilidade, pode ocorrer da válvula nasal entrar em colapso ao inalar, o que pode bloquear as vias respiratórias. O tratamento depende da anatomia do nariz e análise se há outras disfunções anatômicas, como o desvio de septo. A cirurgia é a mais recomenda como forma de tratamento.
  6. Desvio de septo
    Mais conhecido, o desvio de septo nasal é quando um pedaço da cartilagem do nariz se inclina sobre o outro lado da cavidade nasal. A posição dificulta a respiração e, na maioria dos casos, é recomendado intervenção cirúrgica para solucionar o problema.