OPINIÃO

Chikungunya é uma arbovirose que se expandiu pelo Brasil

“O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.” (Provérbios 17:22)

Chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya é encontrado em todo o mundo, principalmente na África, Ásia e Índia. Esse vírus  pode ser transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Esses mosquitos também transmitem a dengue e a febre amarela.

O mosquito Aedes aegypti tem esse nome porque foi identificado no Egito e o significado dele é “o odioso do Egito”. Ele é um pernilongo rajado com a cor preta e listras brancas.

Após a picada do mosquito infectado pelo vírus Chikungunya, a pessoa passa apresentar febre alta abrupta entre 4 a 8 dias ou, às vezes, de 2 a 12 dias e logo em seguida começa a se desencadear, no paciente, dores nas articulações, ou seja, artralgia muito intensa que persiste por muito tempo, Apresenta também exantema máculo-papular, dor muscular, inchaço dos gânglios, dor de cabeça, irritação de pele, fadiga, dor atrás dos olhos, dor no abdômen, dor nos músculos, suor, calafrios, fadiga, náuseas e vômitos.

Todos nós temos que ter como meta jogar no lixo todo e qualquer objeto que possa acumular água, como, por exemplo, potes, latas sem tampa, embalagens de plásticos, vidros como os de maionese, copos e, entre outros, garrafas vazias. Os pratos de plantas também não podem ficar cheios de água. Outro cuidado é remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. É muito importante também manter a caixa d’água sempre com tampas fechadas. As lixeiras devem estar sempre limpas e bem fechadas.

Todas essas práticas diminuem muito o perigo dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus se proliferarem.

Alguém poderia perguntar se há vacina contra a Chikungunya, sendo assim, vejamos o que nos diz o seguinte site: “A vacina contra a chikungunya desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan e a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva foi aprovada nesta quinta (9) para maiores de 18 anos pela agência reguladora dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA. 10 de nov. de 2023”. Como se pode perceber os menores de 18 anos ainda não vão poder se vacinar contra o vírus da chikungunya.