Estradas

DNIT vai iniciar fiscalização de veículos pesados em rodovias em Roraima

Balança móvel e será utilizada em ações itinerantes, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Fiscalização de rodovias será realizada na primeira semana de novembro (Foto: Divulgação)
Fiscalização de rodovias será realizada na primeira semana de novembro (Foto: Divulgação)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte de Roraima (DNIT/RR), inicia na primeira quinzena de dezembro, os trabalhos de fiscalização de peso dos veículos nas rodovias. A balança móvel foi recebida pelo Departamento na primeira semana deste mês e será utilizada em ações itinerantes, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo o Superintendente do DNIT/RR. Igo Brasil, esse esforço conjunto visa garantir a qualidade do pavimento das rodovias que é afetada, periodicamente, pelo excesso de peso e carga dos veículos. “Nossas BR´s estão sendo todas recuperadas e é importante que exista essa fiscalização e controle para que possamos manter a boa qualidade das estradas e também, a segurança de todos, pois o excesso de peso sobrecarrega o sistema de frenagem do veículo, sendo essa uma das causas de acidentes trágicos”, revelou Igo.

Entenda os limites permitidos que serão alvos da fiscalização

Eixos simples – Utilizado e indicado em transportes fracionados leves e comuns, para modelos de caminhões mais urbanos. Consiste em apenas um sistema de rodas para suportar a carroceria e pode utilizar a configuração de rodagem simples, com um pneu em cada lado do eixo e carga máxima de 6 toneladas, ou então a chamada rodagem dupla, onde cada ponta do eixo possui dois pneus, suportando carga total de até 10 toneladas no eixo.

Eixos duplos – São aqueles onde a carroceria do caminhão é apoiada sobre dois eixos. Nos eixos duplos tandem, os dois conjuntos utilizam a rodagem dupla, duas rodas em cada ponta, e a distância entre o centro de um eixo para o outro não é superior a 2 metros. O limite de peso por eixo pode variar de 9 a 13,5 toneladas. Eixos duplos não tandem, usam rodas duplas mas contam com maior espaçamento entre os conjuntos, superior a 2 metros. Esses modelos podem carregar de 15 a 20 toneladas por eixo.

Eixos triplos – Modelos com três eixos suportando a carroceria do caminhão, todos com rodagem dupla. Variando a distância de espaçamento entre eles, o limite de peso por eixo varia de 25,5 a 30 toneladas.

O que você está achando da nova FOLHA BV?