A Inteligência Artificial já é uma realidade nas rotinas produtivas de empresas dos mais diversos portes e segmentos, e sua usabilidade tem sido uma importante aliada para impulsionar a performance e melhorar as estratégias para a geração de resultados positivos.
O que antes era uma hipótese futurista, hoje é uma das principais responsáveis pelo avanço de várias áreas de um negócio. Seus benefícios se estendem para o aprimoramento do atendimento ao cliente, na tomada de decisões, na gestão e análise de dados, computação em nuvem, assistentes inteligentes e muito mais.
Tal motivação expandiu o investimento em desenvolvimentos de softwares e soluções baseadas em IA, conforme mostra a Pesquisa Global da Mckinsey, mais de 8 entre 10 companhias estão direcionando seus esforços para implementar a transformação digital em seus ambientes empresariais.
Outro estudo conduzido pelo Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Trabalho constatou que 75% das organizações buscam incorporar a IA em suas atividades nos próximos anos.
Entenda os motivos para essa movimentação global em direção, ao conhecer suas principais aplicações e como elas podem ser decisivas para o sucesso das empresas. Aproveite a leitura!
4 maneiras de utilizar a Inteligência Artificial em qualquer negócio
A inteligência artificial foi desenvolvida para replicar o pensamento humano de forma otimizada por meio de um software.
Ela é capaz de avaliar grandes volumes de dados (Big Data), realizar previsões de comportamentos e transformar informações quantitativas em dados qualitativos, desde as mais simples até as mais complexas.
Entre as principais maneiras de aplicabilidade podemos citar:
1. Automação de processos
Tarefas repetitivas e demoradas podem ser executadas de forma mais eficiente por meio dos algoritmos de IA, liberando recursos humanos para ações mais estratégicas. Isso ocasiona aumento de produtividade e redução de custos operacionais.
2. Melhora no atendimento e na experiência do cliente
Chatbots alimentados por IA estão sendo amplamente implementados para fornecer suporte imediato, resolver consultas comuns e até mesmo antecipar as necessidades dos clientes.
Além disso, a Inteligência Artificial possibilita uma personalização mais refinada da experiência do cliente. As instituições estão utilizando algoritmos para entender as preferências individuais dos consumidores e oferecer recomendações altamente customizadas.
Tudo isso impacta diretamente na imagem corporativa, na satisfação do cliente, na reputação da marca e no aumento das vendas.
3. Análise e manutenção preditivas
As tomadas de decisões tornaram-se cada vez mais assertivas graças aos assistentes virtuais que conseguem analisar um conjunto extenso de dados, prever tendências e antecipar os riscos envolvidos em alguma operação.
Além disso, em setores produtivos, a IA pode monitorar o estado de máquinas e equipamentos, permitindo a identificação antecipada de falhas potenciais. Isso reduz os custos de manutenção e evita paralisações não planejadas.
4. Segurança cibernética
A proteção digital é uma das prioridades dos tempos atuais visto que os ataques cibernéticos ameaçam a integridade de dados importantes para as empresas. Alguns algoritmos cumprem a função de detectar padrões suspeitos e evitar danos.
Os debates acerca das aplicações da Inteligência Artificial também assumiram os ambientes educacionais, visto que a tecnologia também é responsável por diversos avanços na área científica.Pesquisadores de faculdades focadas em negócios, como a FESP, já discutem a união entre tecnologia e negócios. Uma pesquisa da PwC mostrou que 54% dos executivos entrevistados afirmaram que o uso de diferentes tipos de IA ampliou a produtividade de suas empresas. Diante disso, sua implementação tornou-se vital para o ambiente de negócios global.