SAÚDE

Boa Vista intensifica vacinação contra a Covid-19 e Influenza

As imunizações estão programadas para ocorrer até o dia 15 de dezembro nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

As imunizações estavam programadas para ocorrer até o dia 15 de dezembro - Foto: Semuc/PMBV
As imunizações estavam programadas para ocorrer até o dia 15 de dezembro - Foto: Semuc/PMBV

Desde a última quarta-feira, 6, a Prefeitura de Boa Vista lançou duas campanhas de vacinação simultâneas, visando conter o avanço de doenças respiratórias na região. Com o aumento dos casos de Covid-19 em alguns estados do país, a administração municipal decidiu antecipar a imunização contra o coronavírus, além de dar continuidade à campanha de vacinação contra a Influenza, em vigor desde 13 de novembro deste ano.

As imunizações estão programadas para ocorrer até o dia 15 de dezembro nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O público-alvo da campanha contra a influenza abrange crianças menores de seis anos, gestantes, idosos, puérperas, povos indígenas, profissionais da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas e privadas de liberdade. Crianças que recebem o imunobiológico pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas.

Para a vacinação contra o coronavírus, o foco é nas pessoas com o esquema primário incompleto, que devem fazer o reforço com a Bivalente. Aqueles que nunca receberam a vacina contra a Covid-19 são incentivados a procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para iniciar o processo de imunização. Já quem já recebeu as doses anteriores deve manter a vacinação em dia e tomar a dosagem desta campanha.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, destaca a importância da cooperação da população para manter os casos das doenças sob controle. “Estamos em campanha contra a influenza e Covid-19 porque sabemos que são vírus respiratórios de importância para a saúde pública e oferecer essa vacinação é uma forma de proteger a nossa população e minimizar os impactos que podem ocasionar na assistência à saúde. Temos doses suficientes e contamos com o público para se imunizar”, ressaltou.

Além disso, a campanha de vacinação contra a influenza na região Norte do Brasil passou por uma mudança estratégica, com a imunização ocorrendo em todos os estados da região entre os meses de novembro e dezembro. Essa alteração visa atender às particularidades climáticas da Amazônia, antecipando a proteção da população diante do período sazonal em 2024.