Os benefícios do consumo de chá são de conhecimento comum, com antioxidantes, vitaminas e nutrientes que ajudam na hidratação. Segundo especialistas, no entanto, o chá de hortelã pode ter ainda mais vantagens como agir contra problemas com articulação, como a artrose, e síndrome de ovário policístico (SOP).
Segundo a nutricionista Natalie Romito, os estudos levaram em consideração cerca de cinco gramas de chá por dia, que equivale a três ou quatro saquinhos de chá. Em primeiro lugar, a pesquisa demonstrou que o chá de hortelã pode beneficiar pessoas que apresentam desníveis hormonais por conta da síndrome de ovário policístico. O consumo ajuda a retornar os níveis de testosterona ao parâmetro considerado normal.
Em outro estudo, pessoas com SOP tomavam chá de hortelã duas vezes ao dia. Depois de um mês foi constatado níveis mais baixos de testosterona e níveis mais altos de hormônio luteinizante (LH), ligado à reprodução e fertilidade; e o hormônio folículo-estimulante (FSH), ligado ao desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.
Além disso, outro estudo aponta que pessoas com crescimento excessivo de pelos na região da face, peito e estômago, condição também conhecida como hirsutismo e associada à síndrome do ovário policístico, apresentaram redução dos sintomas.
Hortelã também auxilia sinais de dores nas articulações
Outro benefício do chá de hortelã, segundo estudos, é a melhora de sintomas da artrose, também conhecida como osteoartrite, que causa dor nas articulações e rigidez. Isso ocorre por conta da concentração de um dos oxidantes presentes no chá: o ácido rosmarínico.
O estudo aponta que pessoas que beberam o chá de hortelã contendo alto nível de ácido rosmarínico apresentaram uma redução significativa das dores nas juntas e maior flexibilidade.
Além disso, levantamentos apontam que o chá de hortelã e até óleos essenciais com extrato de hortelã podem auxiliar no combate à infecção bacteriana, melhora sintomas de náusea, auxilia a memória e sinais de pressão arterial e baixo açúcar no sangue.